top of page

Oscar: 5 vestidos inspiradores

  • Foto do escritor: Vanessa Muniz
    Vanessa Muniz
  • 29 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura


Falta pouco mais de um mês para a cerimônia de entrega do maior prêmio do cinema, o Oscar, e até lá vou fazer uma série de posts sobre o assunto.


O óbvio seria começar falando de cinema, mas vou falar de moda. Porque assim tanto quanto dos ganhadores, no dia seguinte o que muito se comenta são os vestidos que as atrizes desfilaram no tapete vermelho.


Separei 5 modelitos que não são necessariamente os mais bonitos, mas foram importantes para a moda da época, e de certa forma inovaram, criaram tendências, revisitaram estilos ou simplesmente nos inspiraram.


1. Pretty in Pink - Gwyneth Paltrow em 1999

No ano em que conquistou o Oscar de Melhor Atriz por "Shakespeare Apaixonado", a atriz também conquistou nossos corações quando apareceu no tapete vermelho com o vestido Ralph Lauren rosa bebê rodado estilo princesa.


Porque inspirou?

Isso não teria nenhum destaque se fosse nos anos 50/60, mas depois dos anos 70 e do movimento feminista, ninguém mais se vestia nesse estilo extremamente feminino e com cor açucarada.

Depois disso todos os anos alguma atriz aparece com um vestido nesse estilo.

Foi a volta dos vestidos estilo Old Hollywood. Gwyneth de cara foi comaparada à Grace Kelly, essa sim uma verdadeira princesa.



2. High and Low - Sharon Stone em 1998

Um ano antes do vestido princesa de Gwyneth, Sharon Stone chegou abalando com um vestido... Ou melhor, uma saia prata Vera Wang e uma camisa branca masculina da marca GAP emprestada do marido. Vestida como nunca, mas sexy como sempre.


Por que inspirou?

Bom, hoje isso parece comum e óbvio, mas até então o termo high and low na moda nem sequer existia. Vestir uma peça de roupa de uma grife bacana e misturar com outra mais barata e simples era inpensável. Usar camisa no Oscar então!

Hoje praticamos o high and low quase que diariamente e várias atrizes, como Julia Roberts e Meryl Streep, já apareceram vestindo camisa no tapete vermelho.



3. Pernas pra que te Quero - Angelina Jolie em 2012

Ninguém lembra quem venceu o Oscar de Melhor Filme em 2012, mas todo mundo lembra da imagem icônica de Angelina Jolie no tapete vermelho mostranto as pernas em uma enorme fenda no vestido preto Versace.


Porque inspirou?

Pelas pernas certamente não foi, na verdade ela está bem estranha com esse gambito branco a mostra. Pelo vestido idem, uma vez que esse modelo é clássico desde os tempos de Rita Hayworth. Mas Jolie ganhou pontos e inspirou pela atitude da pose em questão.

Depois dela, cansamos de ver celebridades sendo fotografadas com a mesma pose de Jolie quando usam vestidos ou saias com fenda.

A propósito: o vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2012 foi "O Artista". Bem esquecível!



4. Capa de revista - Gwyneth Paltrow em 2012

No mesmo ano em que Jolie apareceu com as pernas de fora, uma certa ex-namorada de seu marido Brad Pitt, também chamou a atenção. Era Gwyneth Paltrow, de novo elegantérrima, em um vestido branco Tom Ford com destaque para uma capa estilosa nos ombros.


Porque inspirou?

Essa capa deu um ar de sofisticação que há muito não se via no red carpet e fez de um vestido clássico e de linhas simples uma verdadeira visão. Nem precisa dizer que depois disso apareceram dezenas de vestidos inspirados por esse. De Kate Hudson à Jennifer Lopes, todo mundo já copiou.

Além disso o vestido é realmente lindo e figura em todas as listas dos vestidos mais bonitos do Oscar de todos os tempos.



5. Pérola Negra - Lupita Nyong'o em 2014

Vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2014, Lupita assumiu a vontade de ser princesa e apareceu linda, leve e solta, com um vestido Prada azul Cinderela. Pronto! O conto de fadas estava completo!

Porque inspirou?

Lupita mostrou que não é pelo fato de ter pele negra que tem que usar vestidos em cores fortes e marcantes fazendo a linha étnica, ou neutras para nao chamar muita atenção. Ela ter aparecido como uma princesinha em um vestido fluido e em tom pastel foi um tapa na cara da sociedade cheia de convenções ultrapassadas.

Nessa foto não dá pra ver mas a maquiagem de Lupita também está divina.



Menção Honrosa - Grace Kelly em 1954

Ao subir no palco para receber o Oscar de Melhor Atriz em 1954, Grace Kelly vestia um etéreo longo de cetim verde-azulado, obra de Edith Head, a grande figurinista da Paramount. O mesmo que vestiu em mais duas ocasiões: numa pré-estréia e na capa da revista Life.

Porque inspirou?

A estrela de Hollywood, e futura princesa de Mônaco, mostrou que podia sim repetir roupas e continuar sendo diva. Quer maior inspiração?


DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

​

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

​

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

​

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page