A Jornada do Herói
- Vanessa Muniz
- 16 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
Você conhece o conceito da "Jornada do Herói"?
Ele foi criado por Joseph Campbell, estudioso norte americano de mitologia e religião comparada.
Me interessei por isso porque a "Jornada do Herói" é muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e esse é um assunto que gosto bastante.
Neste conceito Campbell cria um modelo de como seria o passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as provações que surgem no meio do caminho.
Ele desenvolveu uma estrutura de eventos que demonstra que o herói passa por doze etapas. Vejam abaixo a explicação de cada etapa e depois, como curiosidade, analisem alguns filmes (de figuras heróicas principalmete) que vocês costumam assistir. Reparem que muitos deles tem exatamente essa estruturação.
Um exemplo claro é o roteiro de Guerra nas Estrelas de George Lucas, todos seguem os estágios da Jornada de Campbell. Vamos dar uma comparada?

Etapa 1 – Mundo Comum: O herói é apresentado em seu dia-a-dia.
Em Guerra nas Estrelas: é o caso de Luke Skywalker, que está entediado morando com seus tios no desolado planeta desértico Tatooine.

2 – Chamado à aventura: A rotina do herói é quebrada por algo inesperado, insólito ou incomum.
Em Guerra nas Estrelas: isso ocorre no momento em que Luke descobre a mensagem da Princesa Leia pedindo ajuda.

3 – Recusa ao chamado: Nosso herói não quer se envolver e prefere continuar sua vidinha.
Em Guerra nas Estrelas: Luke decide retornar à Tatooine, mas descobre que seus tios foram atacados e mortos pelo Império. Ele então decide acompanhar Kenobi na sua missão de resgate.

4 – Encontro com o Mentor: O encontro com o mentor pode ser tanto com alguém mais experiente ou com uma situação que o force a tomar uma decisão.
Em Guerra nas Estrelas: o mentor é Obi-Wan Kenobi, que acolhe Luke se dispondo a treiná-lo nas artes Jedi.

5 – Travessia do Umbral: Nessa fase, nosso herói decide ingressar num novo mundo. Sua decisão pode ser motivada por vários fatores, entre eles algo que o obrigue, mesmo que não seja essa a sua opção.
Em Guerra nas Estrelas: no instante em que Luke aceita acompanhar Obi-Wan ele atravessa o tal do Umbral.

6 – Testes, aliados e inimigos: A maior parte da história se desenvolve nesse ponto. No mundo especial – fora do ambiente normal do herói – é que ele passará por testes, receberá ajuda (esperada ou inesperada) de aliados e terá que enfrentar os inimigos.
Em Guerra nas Estrelas: isso acontece quando Luke conhece Han Solo e Chewbacca que são contratados como pilotos. Depois ocorre a primeira batalha contra as tropas imperiais.

7 – Aproximação do objetivo: O herói se aproxima do objetivo de sua missão, mas o nível de tensão aumenta e tudo fica indefinido.
Em Guerra nas Estrelas: esse momento se dá quando a nave de Han Solo é sugada pela a Estrela da Morte.

8 – Provação máxima: É o auge da crise – precisa dizer mais?
Em Guerra nas Estrelas: é quando Luke e seus companheiros estão presos no compactador de lixo da Estrela da Morte e ele é capturado por uma criatura aquática, criando expectativa se ele morreu ou não.

9 – Conquista da recompensa: Passada a provação máxima, o herói conquista a recompensa.
Em Guerra nas Estrelas: Luke resgata a Princesa e se une à Aliança Rebelde, que graças a ele, detém os planos para destruir a Estrela da Morte.
10 – Caminho de volta: É a parte mais curta da história – em algumas, nem sequer existem. Após ter conseguido seu objetivo, ele retorna ao mundo anterior.
Em Guerra nas Estrelas: não identifiquei, devem ter pulado essa mesmo.

11 – Depuração: Aqui o herói pode ter que enfrentar uma trama não totalmente resolvida anteriormente.
Em Guerra nas Estrelas: é quando Darth Vader persegue Luke enquanto ele tenta, juntamente com seus aliados, destruir a Estrela da Morte. É o momento final da história, onde a tensão está no auge.

12 – Retorno transformado: É a finalização da história. O herói volta ao seu mundo, mas transformado – já não é mais o mesmo.
Em Guerra nas Estrelas: no caso de Luke Skywalker, foi transformado pelos ensinamentos que aprendeu com seu mestre, Obi-Wan Kenobi, sobre e Força e como usá-la de maneira sábia contra o lado negro. Além disso, Luke ganhou novos amigos, Han e Chewie, e foi condecorado pela Princesa Leia.
Bom, hoje aprendemos um pouco mais sobre a Sétima Arte. Tenho certeza que isso vai aprimorar mais seu jeito de assistir e compreender um filme. Você vai passar a reparar em coisas que antes nem notava.
Mas utilize com moderação. Diversão em primeiro lugar!
E que a Força esteja com você!
Comments