Out Of Africa: dicas de viagem para a África do Sul
- Vanessa Muniz
- 10 de fev. de 2016
- 5 min de leitura

Quando assisti o filme "Out Of Africa - Entre Dois Amores" com Meryl Streep e o Robert Redford, decidi que antes de morrer queria ir um dia para a África fazer um Safári.
No final de 2013 esse dia chegou. E foi uma viagem inesquecível. Fiquei cerca de 10 dias entre safáris em uma Reserva e Cape Town e arredores.
Quer ir também? Vale muito a pena!
Não é o mais caro dos destinos e você vive experiências experiências únicas.
Abaixo algumas dicas para os interessados.
SAFÁRI
Peguei um vôo da South Africa Airways saindo de São Paulo até Johannerburg e de lá um vôo interno para Nelspruit..
Chegando no aeroporto os jeeps da reserva já estão lá esperando para levar você até o hotel. Fiquei no Kapama River Lodge, um dos 4 Lodges da Reserva Kapama que fica próxima ao Kruger Park. Pelo que vi todos seguem o mesmo padrão.
Logo que você chega no hotel eles te dizem quem será seu Ranger. Ele é o cara com quem você vai fazer todos os safáris, ou seja, você sempre irá no mesmo jipe e com as mesmas pessoas. Isso é bem legal e integra o grupo.
No jeep, além dos seus companheiros de safári, vão o Ranger, que é também o motorista, e o Tracker, que senta em uma cadeirinha na dianteira do jeep para poder reastrear os animais. São sempre dois safáris por dia (um às 5:30 da manhã e outro às 16:30h da tarde) que duram em média 3,5 horas.
Durante algumas das expedições eles param em uma clareira para tomar um café de manhã ou um chá da tarde, ou para poder admirar o pôr do sol, que no meio da savana africana é especialmente lindo.
Nos intervalos entre os dois safáris você pode ficar no hotel relaxando na piscina ou fazendo massagem ou outro tratamento no SPA que é bárbaro. Tem outros passeios também pra fazer neste tempinho, como interagir com os elefantes ou ir num projeto que trata os animais doentes.

A noite todos do grupo do seu jeep jantam na mesma mesa junto com o Ranger aí você pode aproveitar pra perguntar um monte de coisas pra ele, saber mais detalhes dobre os animais que viu durante o dia, como vai ser o safári do dia seguinte....
Por falar em jantar, a comida é muito boa e o serviço do hotel ótimo, aliás o hotel todo é excelente. A noite depois do jantar dá pra ficar conversando e bebendo um vinho em frente uma das lareiras do lobby do lodge. Aliás, em uma das noites tem um jantar típico ao ar livre que chama Boma, com uma fogueira, música e dança.
Depois de tudo isso é só torcer para conseguir ver os Big Five, que é como são chamados os 5 mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem e os mais perigosos. Leão, elefante, búfalo selvagem, leopardo e rinoceronte.
CAPE TOWN
Depois dos safáris fui para Cape Town em um vôo direto. Cape Town é uma cidade linda e tem muita coisa pra fazer. Lá eu fiquei no Southern Sun Waterfront Hotel. Muito bom.
Passeios em Cape Town

Cape Península: passeio que dura o dia inteiro. Lá ficam Cape Point (onde Índico e Atlântico se encontram) e Cabo da Boa Esperança. No caminho você curte o visual e conhece em várias praias como Boulders (onde tem uma colonia de pinguins), Clifton, llandudno, Camps Bay... Entra em Hout Bay e pega a Chapman Peak Drive, uma estrada maravilhosa, cheia de mirantes para curtir o visual. Também no caminho tem uma fazenda de avestruzes onde você pode experimentar um ovo mexido de avestruz. ENORME!!!
Jardim Botânico de Kirstenbosch:simplesmente lindo, programinha relax para dar uma andada e curtir o visual.
Table Mountain: cartão postal da cidade, tem um bondinho pra subir (tipo Pão de Açúcar). A vista é linda, mas tem longas filas pra subir então o melhor é ir logo cedo ou final da tarde.
Ilha de Robben: a ilha em que Nelson Mandela ficou preso durante 18 anos pode ser visitada. Os guias contam os detalhes de como era o dia a dia na prisão de segurança máxima.
Seak Island: um ilha pedregosa e isolada e que serve de diversão de dezenas de focas, que curtem o calorzinho do sol ou brincam nas águas de cores claras. O cheiro deixa um pouco a desejar.
Passeios nos Arredores

Stellenbosch e Franschloek: duas cidades charmosas cheias de vinícolas a mais ou menos uma hora de Cape Town. O legal é dormir uma noite em uma delas para aproveitar e fazer muitas degustações.
Mergulho com Tubarão Branco: se quiserem da pra ir mergulhar com tubarões em uma praia que fica mais ou menos já 2,5 horas de Cape Town. Lá você pega o barco e depois entra na jaula dentro d’água para observar os bichinhos.
Hermanus: cidade praiana bem legal, passei uma tarde lá na volta do mergulho com tubarão, mas é distante de Cape Town umas 2 horas. Vale a pena ir pra lá observar as baleias mas somente setembro e outubro...
Restaurantes

La Colombe – dizem ser o melhor da África do Sul. Se é verdade não sei, mas o fato é: lá comi uma das melhores refeições da minha vida. Imperdível! Reserve almoço e peça uma mesa na varanda. Fica em Constantia, um região com várias vinícolas.
Baía – fica no Waterfront, a lagosta de lá é maravilhosa.
Carne – bom pra quem gosta de carne e uma ótima oportunidade pra provar as carnes de caça que eles gostam tanto.
Albergine – restaurante bem gostoso e lugar super agradável. Pedi um menu degustação onde cada prato tem um vinho diferente de acompanhamento. Gostei bastante.
The Test Kitchen – restaurante bacanérrimo do chef Luke Dale Roberts, estilo degustações. Tem que reservar beeem antes!
Grand Beach Café – fica em Granger Bay. Lugar descolado tipo beach club. Tem restaurante, bar e lugares pra tomar sol e a noite rola uma baladinha..
Comprinhas
The Market, no The Old Biscuit Mill: lugar é legal pra ser visitado em qualquer dia, mas no
sábado tem um mercado demais, com roupas descoladas e barraquinhas com todo tipo de comida. A rua do mercado também merece um

passeio, cheia de lojinhas e restaurantes legais.
Victoria & Albert Waterfront : lugar onde tem de tudo, shopping com várias lojas de grifes conhecidas, bons restaurantes, aquário, roda gigante...
O legal mesmo de comprar são os atesanatos, que aqui no Brasil são super caros. Comprei um monte, entre os quais duas girafas que me deram um trabalhinho pra trazer. rsrs
Comprar vinhos locais também é uma boa. Pode fazer isso nas viniculas que for visitar ou no Duty Free quando estiver voltando.
O que levar
No Safári faz muito frio de manhã e quando anoitece, então leve casaco.
Leve roupas de banho para praia (água geladaaaa) e piscina! Protetor solar e repelente são necessários.
Em Cape Town venta bastante, então também sempre é bom levar uma malha e casaco. Todo mundo se veste de maneira bem relax na África do Sul.
Transporte
Nós contratamos um carro com motorista em Cape Town porque não queríamos dirigir na mão inglesa, ele nos levou para todos os lugares que citei acima menos no mergulho do tubarão que contratamos outro tour.
No mais... Divirta-se!
Comentarios