top of page

Verona, a cidade do amor

Na região conhecida como Veneto, às margens do Rio Adige, está Verona, uma das mais belas e charmosas cidades da Itália. Mundialmente famosa por ter sido cenário para o romance entre Romeu e Julieta, parece que tudo em Verona faz lembrar dessa trágica história de amor imortalizada por Willian Shakespeare.

A obra do bardo inglês é fictícia, mas parece até que ele escolheu o local a dedo. Romance, drama e rivalidades familiares têm sido marca registrada desta cidade durante séculos. Porém, engana-se quem pensa que Verona se resume a isso.


Fundada pelos Celtas, e depois, uma colônia romana, Verona sempre foi uma das cidades mais ricas e prósperas da região desde a época do Império Romano. A partir do século 3 AC Verona era um centro de comércio com portões antigos, um fórum e uma grande arena romana.


Na Idade Média, a cidade floresceu sob o domínio da poderosa Família Scaligeri. Estes, apesar de tiranos e impiedosos, sempre apoiaram a arte e a cultura.


Verona era tão importante que, após a queda dos Scaligeri, passou a ser disputada por venezianos, milaneses, austríacos e franceses, que durante um tempo se alternaram no comando da cidade. Esta disputa durou até a unificação da Itália, em 1866. Hoje, a cidade, declarada no ano 2000 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma encruzilhada cosmopolita, especialmente no verão, quando sua Arena de 2000 anos, hospeda os maiores nomes da ópera mundial.


Você pode chegar facilmente em Verona de trem vindo de Veneza ou Milão. É possível até fazer um bate e volta, mas recomendo ao menos ficar uma noite por lá. Programe-se antes, e pode ainda assistir uma apresentação de ópera ou um concerto na Arena.


Eu amei realmente Verona! Uma das cidades italianas mais lindas e organizadas que visitei. Se eu tivesse que mudar para a Itália, Verona seria uma forte candidata a ser minha morada por lá.


Ponte Pietra, Piazza Brá e Arena di Verona

O impacto começa na entrada do centro antigo, pela deslumbrante Ponte Pietra, ou ponte de pedra, que foi construída em 89 antes de Cristo para dar acesso a arena e aos templos romanos. A partir de então se sucedem pontes, palácios e ruas repletas de cafés e restaurantes.

A praça central da cidade, é a Piazza Brá. Uma linda praça, que dizem ser a maior do país. Se é mesmo eu realmente não sei, mas ela impressiona.

Nessa praça fica a Arena, um anfiteatro romano que é uma espécie de “Coliseu de Verona” e é o 3º maior do mundo ainda existente. Grande o suficiente para abrigar a população inteira da cidade, na época do seu apogeu. Já serviu como palco para lutas entre gladiadores e jogos medievais. Hoje, graças à sua fantástica acústica, se transformou em um local para concertos musicais e óperas.



Casa di Giulieta

Apesar de Romeu e Julieta ser uma obra fictícia, muita gente jura que seus protagonistas de fato existiram. Trata-se de um lindo casarão com jardim interno que, há um século, foi reformado para receber os devotos da saga do trágico casal.

No pátio está a estátua de bronze de Julieta, cujo seio direito, segundo reza a lenda, traz boa sorte a quem o toca. A varandinha do andar superior é o cenário perfeito para o romance de Shakespeare e em todo lugar que se olha tem mensagens de amor. Mensagens escritas diretamente nas paredes, outras mais elaboradas em cartas de amor coladas no muro com chiclete ou ainda cadeados, com as iniciais dos casais que alipassaram, presos em uma grade do jardim.



Piazza delle Erbe

Esta agradável praça, que hoje abriga lojas e restaurantes, era o “Forum Romano” de Verona. Depois, na Idade Média, passou a ser um mercado de ervas ('erbe') e temperos.

A praça é cercada de lindos prédios históricos, como a Casa dei Giudici, o Palazzo Maffei e a Torre dei Lamberti, que é um dos pontos mais altos da cidade. Há um elevador que leva o visitante até o alto desta torre, e a vista que se tem de Verona lá de cima é realmente incrível.

Num dos extremos da praça, no alto de uma coluna, está o Leão Alado de São Marcos, que simboliza o domínio de Veneza sobre Verona em 1405. E no centro da praça há uma fonte com a famosa Madonna di Verona, uma estátua da época dos romanos que foi restaurada para ser o símbolo da cidade.



Piazza dei Signori

Beirando a fachada listrada do Palazzo della Ragione e saindo da Piazza delle Erbe, há uma viela que passa sob 2 arcos. Um deles, conhecido como Arco della Costa (arco da costela), que tem esse nome porque possui uma costela de baleia pendurada no alto. Reza a lenda, só cairá o dia em que uma pessoa realmente íntegra atravessar o arco. O mundo deve estar perdido mesmo, porque a costela ainda está lá.

Bom, passando estes arcos se chega na Piazza dei Signore, também conhecida como Piazza Dante por causa da estátua de Dante Alighieri no centro da praça. Além do Palazzo della Ragione, os destaques desta praça são o Palazzo del Comune, o Palazzo di Cansignorio, a Igreja de Santa Maria Antica e o Palazzo del Podestá.

Saindo da praça e seguindo pelo lado oposto ao da Piazza delle Erbe, há um belo monumento em estilo gótico, cercado por grades de ferro. Trata-se do Túmulo dos Scaligeri.

Castel Vecchio O Castel Vecchio, é um dos monumentos mais impressionantes de Verona e seu acesso é gratuito. Passeie por sua bela "Ponte Scaligero" sobre o Rio Adige, e admire suas altas muralhas e seu bem cuidado jardim. Se for ao Castel Vecchio, pode-se fazer uma visita (paga) ao seu Museu Cívico, que expõe uma coleção de esculturas, pinturas, armamentos antigos, cerâmicas, trabalhos em ouro e alguns sinos antigos.



Duomo di Verona A poucos metros da Ponte Pietra, a Catedral de Santa Maria Matricolare, conhecida como o Duomo di Verona ou Catedral de Verona, teve sua construção iniciada no ano de 1120, sobre as ruínas da primeira igreja católica de Verona, e concluída em 1187. Seu campanário mede cinquenta metros de altura e é uma das construções mais altas de Verona, sendo mais baixa apenas do que a Torre dei Lamberti, na Piazza delle Erbe.



Bom, se depois disso ainda não ficou com vontade de conhecer Verona, aqui vai a cereja do bolo. Assista esse trecho de Romeu e Julieta e me diga se não gostaria de conhecer a cidade que inspirou esse amor.


Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page