top of page

Crimes Reais: quando a realidade é mais estranha que a ficção.



Acho que não é segredo pra ninguém que o ser humano adora acompanhar um drama, uma tragédia... Se for algo ligado a algum crime real, então nem se fala. Nos Estados Unidos a curiosidade é tanta que eles até transmitem alguns julgamentos pela TV. Foi assim, por exemplo. em 1994 no caso de O.J.Simpson.


E é justamente nessa onda de acompanhar crimes reais, que três séries têm feito o maior sucesso. The Jinx, da HBO, Making a Murderer, da Netflix e American Crime Story, da FOX. Vou falar um pouquinho delas aqui.


 

“The Jinx: A Vida e Mortes de Robert Durst”

Em 2010, o cineasta norte-americano Andrew Jarecki dirigiu um filme chamado “Entre Segredos e Mentiras", com Kirsten Dunst e Ryan Gosling. O filme foi inspirado na história de Kathie Durst, cujo desaparecimento/assassinato em 1982 nunca foi solucionado, e de seu marido Robert Durst, herdeiro de uma das famílias mais ricas de Nova York e principal suspeito.

Acontece que Robert viu o filme e gostou tanto, que telefonou para o cineasta e sugeriu que colaborassem em um documentário sobre sua vida. O resultado é “The Jinx: A Vida e Mortes de Robert Durst” (em inglês, “jinx” significa “aquilo que traz azar”), uma minissérie documentário em 6 episódios sobre o enigmático milionário, que é acusado pelo assassinato de sua esposa e duas outras pessoas. Na série, Jarecki parte não só do depoimento de Durst, que lhe concedeu uma série de entrevistas exclusivas, mas de um vasto e exaustivo trabalho jornalístico que constrói uma das histórias de serial killer mais impressionantes dos últimos anos. Talvez você já saiba o que ocorreu no final das filmagens pois foi manchete por meses nos Estados Unidos. Mas se ainda não souber, não serei eu que irei contar, pois você certamente achará que é mentira. Não vou estragar a surpresa. Assista!




"Making a Murderer"

Produzido pelas documentaristas Moira Demos e Laura Ricciardi, o série documental em 10 episódios, acompanha a investigação, o julgamento e todas as contradições que giram em torno da história de Steven Avery que, após ter passado 18 anos preso por um crime que não cometeu, consegue a liberdade devido a um exame de DNA que prova sua inocência. Isso vira notícia e, quando Avery está prestes a ganhar uma gigantesca indenização pelo Estado, Avery se torna o principal suspeito do assassinato da fotógrafa e jornalista Teresa Halbacht, em um caso construído pela promotoria que parece ter falhas graves. O documentário propõe que o veredito foi equivocado e Avery, novamente, alvo de uma grande injustiça. Talvez a série pudesse ser um pouco mais curta, são cenas e cenas de julgamentos, interrogatórios, entrevistas com os envolvidos, familiares, testemunhas, telefonemas da prisão etc. Mas acredite, vale a pena assistir.




"American Crime Story: O Povo contra O.J. Simpson"

A série, que terá 10 episódios, estreou na semana passada e já é um sucesso. Diferente das anteriores não é um documentário, mas sim uma obra de ficção baseda em um caso real. Nela acompanhamos a história de O.J. Simpson, um ex-jogador de futebol americano de sucesso, adorado por multidões e que até virou astro de cinema, e que foi acusado do assassinato de Nicole Brown, sua ex-esposa, e de um amigo dela. Eu me lembro muito bem da comoção, o caso abalou os Estados Unidos na década de 1990.

O julgamento durou mais de um ano e teve farta cobertura dos noticiários. Além do réu, havia outras celebridades envolvidas, como Robert Kardashian (sim, o pai das Kardashian!), seu amigo e vizinho, e o advogado dele, que também trabalhava para Michael Jackson.

A série, dos mesmos criadores de American Horror Story, tem um ótimo elenco que conta com nomes como Cuba Gooding Jr., John Travolta, Sarah Paulson e David Schwimmer entre outros.

Estou assistindo e adorando. Hoje é o segundo episódio!



DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page