top of page

Invenções de Guerra: do campo de batalha para a nossa sala de jantar.


A lista de produtos criados para fins militares e depois adaptados para o uso no dia-a-dia é enorme. Veja aqui 5 produtos que passaram do campo de batalha para a nossa sala de jantar.


Chocolate MMs

O empresário americano Forrest Mars ficou sabendo que tropas da Guerra Civil Espanhola comiam pelotas de chocolate envolvidas numa casca dura açucarada, que impedia o calor de derreter a guloseima. Inspirado na idéia, ele criou os MM’s, nome originado das iniciais dos sobrenomes de Mars e de seu sócio, Bruce Murrie. Na Segunda Guerra Mundial o Exército americano passou a incluir os MM’s na ração dos soldados.


Fanta

Durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica alemã da Coca-Cola deixou de receber o xarope usado no preparo do refrigerante. Para não fechar a fábrica e continuar a produção de refrigerantes, trocaram o xarope original por um malte e inventaram a Fanta. O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi tirado da palavra fantástica, que é parecida em muitas línguas. Já o sabor laranja, o mais popular, foi lançado somente em 1955 pela Coca-Cola italiana.


Margarina

Na década de 1860, o imperador francês Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, ofereceu um prêmio a quem descobrisse uma alternativa barata para a manteiga, que na época, era um produto caro e escasso. Não se tem certeza se o imperador fez isso para facilitar a vida dos franceses pobres ou para abastecer suas forças armadas. Seja como for, o químico Mège-Mouriès apresentou a margarina, em 1869, levando o prêmio de Napoleão III.


Leite Condensado

Procurando uma forma de prolongar o armazenamento do leite, reduzir seu volume e contornar a falta de refrigeração, foi criado um um método para fabricar leite condensado. Durante a Guerra de Secessão, o exército dos estados do Norte incluiu o produto na ração das tropas. Quando voltavam para casa de licença, os soldados contaram às famílias sobre o novo tipo de leite. O produto bombou tanto que o fabricantes mal conseguiam atender às encomendas.


Champanhe

O vinho espumante da região de Champanhe, na França, já existia antes da Primeira Guerra. Mas ele era adocicado, quase totalmente voltado ao mercado russo. Quando explodiu a Revolução Russa, os franceses tiveram que procurar novos mercados. O gosto mais seco dos britânicos favoreceu a produção vinhos Brut, que até hoje dominam a região. Além disso, o vinho ganhou nome de champanhe e se popularizou por outros locais da Europa.



Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page