top of page

Paris Com Crianças

A Juju, minha amiga, vai para Paris este mês e me pediu umas dicas. Não é a primeira vez que ela vai pra lá, mas a novidade é que desta vez ela vai com os sobrinhos, o Pedroka e a Gigi, e como crianças que são, irão tornar a viagem um pouco diferente. Então resolvi escrever um post com dicas de Paris para crianças.


O que entendo disso? Bom, eu não tenho filhos, nem fui para Paris acompanhada por crianças, mas sou boa observadora. Além disso, consultei uma amiga, a Bia, que foi pra lá com suas duas filhas lindas, a Bel e a Bruna, quando elas tinham 6 anos.


ANTES DA VIAGEM

Antes de tudo, temos a preparação das crianças para uma viagem como essa. Seria legal começar contando a história do país. Criança sempre gosta de história, e você pode contar como se fosse uma histórinha mesmo, mais lúdica, mas ainda assim verídica. Isso desperta o interesse dos baixinhos para a viagem.


Contar a História da França antes seria bem legal, e pode contar "causos" que ocorreram. Começando pelos reis e rainhas e sobre os castelos (se forem ao Vale du Loire e a Versalhes ainda melhor), Maria Antonieta (a ingênua que quando soube que o povo passava fome e não tinha nem pão falou: "se o povo não tem pão, que coma brioches") , a revolução francesa e as cabeças que rolaram, o significado da cores da bandeira (Bleu: liberdade, Blanc: igualdade, Rouge: fraternidade, e ensine em francês mesmo, assim as crianças ainda aprendem a falar essas três cores em francês), Napoleão (o baixinho com chapéu engraçado que conquistou o mundo. Podem até citar o fato da fuga da familia real portuguesa para o Brasil. Assim gera identificação).


Outra coisa que podem contar é a história linda da Joana D'Arc (a mocinha que teve visões com um anjo dizendo que a França venceria a Guerra dos Cem Anos, e para isso lutou como um soldado e virou chefe militar), que tornou-se a santa padroeira da França (tem uma estátua dela na rua de Rivoli e vocês podem visitar depois).


Outra coisa legal é mostrar fotos de algumas obras de arte famosas que as crianças verão nos museus. E até contar uma história interessante de algum artista (tipo: Van Gogh ficou louco e cortou as orelhas, Monet fez um jardim na casa dele em Giverny, só para pintá-lo etc.)


Legal também é mostrar a foto da Torre Eiffel, contar que o apelido de Paris é "Cidade Luz" e por fim fazer elas ouvirem a linda Marselhesa, o hino da França.


Listem alguns famosos que sejam franceses (pessoas ou personagens) . Por exemplo, a Bela e a Fera, Ratatouille, Asterix e Obelix , o Corcunda de Notre Dame (assistam os desenhos e filmes antes), se gostarem de esportes podem citar alguns atletas famosos, etc.


Vamos agora às dicas!


PASSEIOS

Passeio de Bateau Mouche pelo Sena

Eu começaria a visita por Paris fazendo um passeio de barco pelo rio Sena. As crianças já vão adorar pelo fato de estarem em um barco, e além disso, vocês irão passar por vários "cartões postais" da cidade e elas irão se ambientando. Podem mostrar já do barco a Catedral de Notre Dame, o museu do Louvre (que antes de ser museu, era o palácio onde os reis viviam), a Torre Eiffel...


Torre Eiffel

Bom, só de ver esse símbolo da capital francesa já é uma emoção. Por isso é importante mostrar a foto antes e contar a história da torre toda feita de ferro, que foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa. A torre possui 324 metros de altura e foi por muitos anos (até 1930 pra ser exata) a estrutura mais alta do mundo. E lógico que tem que subir na torre. Para não pegarem fila, programem-se antes e agendem a visita. Logo embaixo da torre tem um carrossel e as crianças podem dar uma volta. Vale também ir a noite para ver o show de luzes.


Ilha St. Louis

Passear por essa ilhota no meio de Sena é uma delícia. Além disso tem a Catedral de Notre Dame para visitar (relembrem a história do corcunda!) e aproveitem para experimentar o famoso sorvete Bertillon, considerado um dos melhores sorvetes de Paris.


Marais

Ao visitar Place des Vosges, deixe as crianças brincarem por lá e aproveite para falar para elas observarem a simetria da praça considerada a mais bonita de Paris. Ali do lado, pegado na praça, tem o lindo Hotel Sully para visitar e a casa onde morou Victor Hugo, o famoso autor de Os Miseráveis. A casa é aberta para visitação e vale a pena ver como eram as casas que cercam essa linda praça. Passeie pelas ruas do Marais e almocem por lá, pois tem ótimos restaurantes.


Montmartre

Imortalizada pelo filme da Amélie Poulain, é uma das regiões mais bucólicas e charmosas da cidade. Além disso, como fica no alto de uma colina ela oferece uma das mais lindas vistas da cidade. As crianças irão adorar subir até lá de funicular. Visitem a Igreja de Sacre Coueur, passeiem pelas suas ruazinhas arborizadas e pela praça du Tertre com seus pintores. E quem sabe eles possam pintar um retrato das crianças para guardar de recordação.



MUSEUS

Bom, vou citar alguns, mas tenham em mente que as visitas com as crianças têm que ser rápidas e focadas em poucos elementos.


Museu do Louvre

Esse museu é tão grande que é cansativo até para os adultos. Então foquem!

Minhas sugestões:

- a Monalisa (mostrem a ilustração antes de viajar) tem tour só para essa obra, e falado em português, que pode contar mais sobre a obra.

- a ala egípcia com suas múmias também desperta o interesse das crianças.

- a Vênus de Milo, uma das estátuas antigas mais conhecidas do mundo e que tem status de ícone popular. Aproveitem para contar que Vênus era a deusa da beleza e do amor e que nasceu de uma concha, que a estátua foi encontrada na ilha de Milo (por isso o nome) e que ninguém sabe como perderam os braços dela (uma vez que foi encontrada inteira).


Museu D'Orsay

Menor que o Louvre, esse museu que fica onde antes era uma estação de trem é o meu preferido, então fica díficil pedir pra focar em somente algumas obras... Dêem uma andada geral, principalmente no último andar (onde estão várias obras famosas que elas podem reconhecer das ilustrações vistas antes) e dá pra ver por dentro o relógio do prédio e admirar a vista de lá de cima.


Museu L'Orangerie

O tamanho desse museu é ideal e eu adoro. O museu fica no interior do Jardin des Tuileries e antes era um espaço onde as laranjas do jardim eram estocadas. Por isso o nome Orange que em francês quer dizer laranja (mais uma história e uma palavra em francês para a meninada aprender). Foco nos dois grandes salões ovais com murais de Monet, chamados Les Nymphéas (As Ninféias), que foram inspirados pelos seus jardins de Giverny.


Museu Rodin

Este lugar é muito especial, o museu talvez seja difícil para crianças, mas elas aproveitam o parque de esculturas que é uma verdadeira iniciação à obra de Rodin e um passeio super agradável. Enquanto a garotada corre no jardim, aproveite a caféterie, que é bem boa, para beber um cafézinho ou experimentar comidinhas deliciosas.



PARQUES E JARDINS

Aproveitem para ir em todos que puder com a garotada. Existem vários que aparecerão no seu caminho. Por exemplo o Jardin des Tuileries quando for ao Museu L'Orangerie ou ao Louvre, a Place des Voges quando for no Museu Victor Hugo. Mas o mais popular entre os baixinhos parece ser o Jardim de Luxemburgo, que na minha opinião é um dos lugares mais gostosos e charmosos de Paris.


Lá tem um lago no centro onde é possível alugar veleiros de controle remoto para navegar, belas estátuas do século XIX , ciclovia e muitas castanheiras! E também tem pôneis para alugar! Uma delícia!


Comentário da Bia: "Todos os parquinhos em Paris são diferentes dos daqui e bem mais legais. Os brinquedos são mais interessantes e o piso sempre é melhor preparado para quedas. Mas o mais legal é o do Jardim de Luxemburgo. Paga pra entrar, mas é um valor simbólico e os brinquedos são os mais legais. Elas não queriam sair de lá. Além disso, tem um teatro de fantoches"


Tem também o Jardin d´Acclimation, que é considerado o melhor parque infantil de Paris, porém não é gratuito (mas é barato). Foi inaugurado em 1860, na presença de Napoleão III!!. Também tem barcos de controle remoto, carrossel, mini-golf, mini motos, show de marionetes, circo e mini-fazenda. E também ateliers de jardinagem, culinária, caligrafia, etc. Coisa que não acaba mais!


E interessante ir também no Jardin des Plantes, principalmente porque é lá que fica o Zoológico La Ménagerie, o mais antigo da França. Não é o maior, mas é o mais gostoso, pois fica numa região super sossegada com 400 árvores e 1800 animais. Uma das grandes atrações são as panteras da China!

Nesse eu nunca fui mas segundo a Bia, a Bel e a Bruna curtiram muito o zoo e as flores do jardim.


O Jardin La Vilete é gigantesco e uma das maiores atrações de Paris. Ultra moderno e de linhas arrojadas, a proposta é conhecer, experimentar e interagir com arte e tecnologia.

Comentário da Bia: "Um lugar muito legal pra levar as crianças foi o a Cidade das Ciências no La Villette. E tipo o Catavento de São Paulo, sabe? Na verdade, tem um pouco do Kidzania do Eldorado também. Ou seja, muitas atividades ligadas a ciências, as meninas curtiram bastante."

PARQUES DE DIVERSÃO

Disneyland Paris

Difícil evitar ir na Disneyland Paris, principalmente quando estamos com crianças (se bem que eu fui sem crianças). Ela é menor que os outros parques Disney que já fui, mas não fica devendo em nada.


Comentário da Bia: "Claro que fomos a Disney. Bem mais parecida com a Disneyland do que com a Disney World. Eu curto mais por ser menorzinha. Bem legais as atrações ligadas a Europa, como o brinquedo do Ratatouille que só tem na Disney de Paris. A única coisa chata e o horário de funcionamento. Os europeus não são como os americanos, eles fecham quando querem, não quando os frequentadores querem. Então, fui no verão e tudo fechou as 18h, achei um absurdo!"


Parque Asterix

Nunca fui nesse parque, então deixo com vocês os comentários da Bia:

"Fomos também ao Parque do Asterix que eu gostei bastante principalmente porque eu lia as tirinhas dele quando era pequena. Mas os brinquedos são bem legaizinhos também! Fomos num dia quente de verão e tinha alguns brinquedos com água pra refrescar. Achei que é um parque pra crianças mais novas do que a Disney."

PASSEIOS PELOS ARREDORES DE PARIS

Giverny

A 70 Km de Paris não deixe de visitar os jardins de Giverny, os mais lindos, dos quadros de Monet, para fãs do grande impressionista e apaixonados por flores! O jardim foi inspiração de seus quadros; as ninféias, vitórias-régias, a famosa ponte japonesa, a casa de Monet, tudo é lindo! Você se sente dentro dos quadros... um show!


Vale du Loire

Um tour pelos castelos do Vale du Loire pode ser cansativo. Recomendo se tiverem muitos dias em Paris e puderem descansar depois. É possível conhecer dois ou três castelos em um dia, mas muito corrido e cansativo para crianças. Melhor fazer menos castelos ou dormir por lá. Se forem em somente um castela eu sugiro ir no Castelo de Chambord.


Palácio de Vesailles

Ir à Versailles é um programa inesquecível de tanta beleza e riqueza! É o maior palácio da Europa. Escolha um dia bonito, e aproveite para mergulhar na história, imaginar como viviam Luiz XVI e Maria Antonieta, na época da Revolução Francesa. Os jardins são lindos e a garotada vai adorar o salão dos espelhos. Legal ir de trem, assim as a meninada já aproveita no percurso.

Comentário da Bia: "Mas o ponto alto pra mim, com elas ou sem elas, sempre é ir na casa do Monet em Giverny. Elas adoraram, sentavam nos bancos e ficavam desenhando assim como uns estudantes de artes faziam. O ponto alto pra elas, depois da Disney é claro, foi o passeio pelo Vale do Loire, onde visitamos castelos. Consegui "enganá-las" até o último instante, dizendo que a gente estava no castelo da Bela e a Fera. O tal do castelo me ajudou, tinha até a "ala oeste"! Era um lugar cheio de cabeças de bichos caçados, tudo a ver com a "ala oeste" do desenho! O legal é que elas estavam aprendendo a ler e escrever e se interessavam em todas as plaquinhas dos museus, ficavam tentando ler e copiando nuns caderninhos que ganharam de presente. Isso aconteceu principalmente em Versalhes."



DICA FINAIS

Bicicleta

Desde 2014 a prefeitura de Paris implantou a P’tit Vélib’, versão infantil do Vélib’, seu serviço de aluguel de bikes pela cidade. Está disponível, por enquanto, somente em 4 pontos da cidade. Sempre em parques ou espaços para pedestres. Não é permitido alugar bicicletas infantis para andar pelas ruas de Paris e nem bicicletas com cadeirinhas. Tem que andar nas ciclovias dos parques!


Tesouro

Eu li em algum lugar uma dica de fazer com as crianças tipo uma caça ao tesouro.

Quem conseguir desvendar todas as pistas ganha um presente ao final da viagem.


As pistas são na verdade locais que elas terão que identificar e fazer algo. Por exemplo:

- Subir em uma torre feita de ferro.

- Tirar uma fotografia em frente a estátua do homem com mão no queixo.

- Colocar um cadeado com seu nome na ponte cheia de cadeados.

- Visitar uma sala de baile cheia de espelhos.

- Fazer um desenho do jardim de um pintor famoso.

- Achar na rua a estátua de uma santa guerreira.


Achei essa ideia o máximo!


Bom, espero que tenham gostado das dicas e que se animem a levar as crianças à Paris. Ou a qualquer lugar da Europa. Será um banho de cultura e elas vão se divertir muito.

Vou encerrar com um comentário da Bia que achei bem legal: "Sabe que lá foi a primeira vez que elas fizeram várias coisas na vida, como andar de ônibus, metrô e trem. Além disso, foi lá o primeiro lugar que elas viram gente dormindo na rua! Como aqui não costumamos usar transporte público, só andamos de carro, e não costumamos ir ao centro da cidade, foi lá que elas tiveram a oportunidade de ver essas coisas. E perguntavam o porquê de tudo!"


PS: Agradeço à Bia pela colaboração e dedico esse post ao fofo do Pedroka, e às lindas Gigi, Bel e Bruna.

Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page