Você já ouviu falar de Ayutthaya?
- Vanessa Muniz
- 8 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Você já ouviu falar de Ayutthaya? Pois saiba que Ayutthaya é um dos lugares mais interessantes da Tailândia. Ayutthaya, foi capital do Reino de Sião de 1350 até 1767. Em 1760 era a maior cidade do mundo, com um milhão de habitantes. Era também uma da mais ricas e cosmopolitas. Seus templos dourados e palácios carregados de tesouros, brilhavam aquilômetros de distância. Impressionante não é?
Mas infelizmente, em 1767, o exército da Birmânia (atual Myanmar) invadiu a cidade. Ayutthaya foi completamente destruída e a maioria de seus tesouros foi saqueada. Além disso, os birmaneses escravizaram milhares de seus cidadãos. A independência foi restaurada dentro de um ano, mas a capital foi transferida para Bangkok.

Ayutthaya é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, e faltam templos, estátuas e ruínas para visitar. Os sinais da invasão estão por todos os lados, no entanto muitos lugares têm sido parcialmente restaurados, por isso é fácil imaginar como eles devem ter sido em seu auge.
Um dos pontos mais emblemáticos e fotografados de Ayutthaya e uma cabeça de Buddha envolta entre as raízes de uma árvore. Quando exército da Birmânia invadiu cidade, os soldados decapitaram todas as imagens de Buddha que existiam ali. Anos se passaram e uma árvore cresceu ao redor da cabeça sem corpo. Por toda a cidade antiga é possível ver Buddhas decaptados. Dizem que existiam ainda mais estátuas, mas colecionadores saqueavam constantemente a região para vender os itens no mercado negro.

A maioria das pessoas (como eu) visita a cidade em um dia, fazendo bate e volta de Bangkok (80 quilômetros) mas dá tempo para conhecer as principais atrações. Só lamento por não ter dormido lá porque não pude admirar as ruínas iluminadas a noite.
Se você for para Tailândia não deixe de conhecer esse Ayutthaya! Garanto que não vai se arrepender em conhecer esse 'tesouro' da humanidade.
Comentarii