10 coisas que descobri no Japão
- Vanessa Muniz
- 29 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
Em 2015 fiz uma das viagens mais legais da minha vida. Fui conhecer o Japão. E foi uma viagem totalmente inesperada. Inesperada porque realmente decidi ir praticamente uma semana antes e inesperada porque não imaginei que fosse gostar tanto e descobrir tantas coisas interessantes.
Por mais que o mundo esteja globalizado, o Japão é uma ilha (literalmente no caso). Com seu próprio alfabeto, sua moda peculiar, seus filmes e desenhos, seus brinquedos, sua tecnologia, suas tradições milenares, sua comida diferente... O Japão é muito louco! Apesar de ser um país que gosta e consome muitas coisas do que nós ocidentais consumimos, eles mantém sua personalidade intacta, mas sem se fechar para o mundo.
Algumas coisas curiosas que descobri no Japão.

1. Ao contrário do que eu imaginava, 90% (estou sendo generosa) dos japoneses não falam inglês. Nem em Tóquio, que é uma grande metrópole. E nem os mais jovens! Mas isso não os impedem de serem extremamente solícitos com os turistas. Se voce pergunta o caminho para algum lugar, ele nao soa indicam como te levam até lá.
2. Há máquinas de bebida em espalhadas por todos os lugares. Chá, café, suco, refrigerante, água… Mal cheguei no aeroporto e já dei de cara com várias delas. O único problema é que fora a Coca-cola, com raras excessões, não fazia a mínima ideia do que eram as outras bebidas... era fazer "uni duni te" ou pegar a Coca mesmo... No mínimo divertido!

3. As japonesas são loucas por meias. Você encontra lojas especializadas que vendem meias com todos tipos de cores, estampas, texturas e comprimentos. As jovens usam meias curtas rendadas com sandálias ou sapatilhas.
4. As portas do táxi japonês fecham sozinhas (dei vários foras), na maioria os carros são pretos mas alguns tem cores bem estranhas como verde água (?), laranja, lilás... Diferente né? E os motoristas usam luvas.
5. A boneca preferida das meninas japonesas não é a Barbie, é a Licca. E tem também bonecos da família da Licca, sua casa, roupas, acessórios, etc. As roupas da Licca são o máximo! Tem blusa com estampa da Hello Kitty, mini-saias de colegiais, meias com sandálias... Enfim, a típica adolescente japonesa.

6. Os japoneses amam edições especiais e temáticas. Na primavera, quando fui, aparecem muitos produtos de sakura (a flor da cerejeira). Shampoo de sakura, Kitty Kat de sakura, sorvete de sakura... E tem produtos relacionados a cidade, por exemplo, um Toblerone do Monte Fuji, uma Hello Kitty temática para cada cidade japonesa...
7. Conheci os Pachinkos, que são uma espécie de cassinos, onde ficam homens, em sua maioria, sentados fumando (muita gente fuma lá) e jogando em umas maquininhas de jogos de azar. O barulho é infernal. Você entra e já quer sair. Sinceramente não entendo como eles conseguem ficar mais que 5 minutos lá dentro!

8. Descobri a Purikura! São cabines fotográficas onde (na maioria) as meninas enfrentam filas pra brincar com as amigas. Eu e minha amiga testamos! Sabe que é muito divertido? Você primeiro tira várias fotos na cabine, depois vai na cabine ao lado para ficar brincando de colocar desenhos em cima e decorar suas fotos. Já falei disso aqui!
9. Todas as embalagens japonesas são muito 'gracinhas'. Sempre tem uma ilustração e cores fofas. Bichinhos e monstrinhos fofos, infantis mesmo, que são os garotos propaganda ou os mascotes de marcas, lugares e produtos.

10. A maioria dos restaurantes tem fotos dos pratos nos cardápios. Senão seria praticamente impossível fazer um pedido. Ah! No restaurante você recebe a conta e paga na saída, no caixa (não na mesa).
Comments