Dixieland Jazz
- Vanessa Muniz
- 16 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Já mencionei aqui que um dos meus estilos de jazz preferidos é o Dixieland Jazz. Esse estilo de Jazz nasceu, no século XX, em New Orleans, e rapidamente se espalhou até Chicago e New York através das New Orleans Bands ao longo da década de 1910.
O Dixieland jazz é considerado muitas vezes como o verdadeiro tipo de jazz e é a primeira música que se refere ao termo jazz (antes de 1917 o termo utilizado era Jass). Este estilo combinava o Ragtime e o Blues, com a improvisação coletiva e simultânea do trompete, do trombone e do clarinete, e tem sido continuamente tocado desde o início do século XX.
Uma dessas bandas que tocam o Dixieland Jazz é a Preservation Hall Jazz Band. Essa banda de New Orleans foi fundada em 1967 e seu nome é originário do local chamado Preservation Hall localizado no Bairro Francês de New Orleans. E é lá que eles tocam até hoje.

Tem duas a três apresentações diárias, com shows que duram em média 45 minutos. É possível comprar tickets antecipados online. Nós compramos na hora mesmo e, para isso, chegamos cedo à entrada, pois sempre se forma uma fila enorme e nem todo mundo consegue entrar.
O local do show é bem pequeno e com apenas alguns poucos bancos, que são disputados por quem está na fila, mas só alguns pegam um cantinho para sentar, a maioria tem que assistir ao show em pé. Assistindo a banda assim de pertinho, como se estivesse em um sarau na sala de estar da minha casa, tive a sensação der sido transportada para algum lugar do passado. A experiência é mágica e imperdível. E a banda é maravilhosa! Imperdível!
O porquê do nome Dixieland
No passado, os bancos do estado de Louisiana tinham permissão para emitir notas de dez dólares. Como essa região pertenceu à França e grande parte da população falava francês e não inglês, as notas eram rotuladas no verso de “Dix” que quer dizer dez em françês. Assim, elas passaram a ser conhecidas como “dixies” e as áreas ao redor de New Orleans como "Dixieland".
コメント