top of page

5 bons motivos para conhecer New Orleans

Quando se vai a New Orleans, tem-se a sensação de que aquele lugar está perdido no tempo e no espaço, porque você não consegue identificar a que país a cidade pertence. A cidade, localizada no estado da Louisiana, no Sul dos Estados Unidos, foi fundada pelos franceses, passou para as mãos dos espanhóis, que a devolveram para a França, e que um tempo depois foi vendida por Napoleão aos Estados Unidos. Ainda se tornou porta de entrada para refugiados do Caribe e escravos vindos da África. Toda essa mistura resultou na New Orleans de hoje em dia, e isso está refletido em sua arquitetura, gastronomia, músicas, festas e credos.


Selecionei aqui 5 bons motivos para você visitar New Orleans.


Arquitetura

O bairro mais famoso da cidade, e o mais emblemático quando se fala em arquitetura, é o French Quarter, é também onde mais se pode apreciar a arquitetura tão particular de Nola, que chama a atenção pelos seus terraços e pelas grades ornamentais elaboradas nas fachadas. O bairro, tombado pelo Patrimônio Histórico Mundial pelo seu conjunto arquitetônico, tem influência da arquitetura colonial espanhola e um pouco da francesa. E não espere encontrar por lá redes de fast food e lojas de multimarcas como acontece em cada esquina de outras cidades americanas, é por isso esse bairro é único. O que é sensacional não é?

 

Gastronomia

Comer e beber bem são uma instituição em Nova Orleans e a cidade se orgulha de suas culinárias Creole e Cajun, A gastronomia local aposta nos frutos do mar e na carne de porco como ingredientes principais e é apimentada. (Já falei sobre isso aqui).

Entre os pratos mais tradicionais, estão o Gumbo, ensopado à base de roux, quiabo, pimenta e salsão com carnes defumadas, e o Jambalaya, inspirado na paella espanhola, com arroz, carnes diversas e vegetais. E eles são servidos em praticamente todos os restaurantes.

 

Dica 1: restaurante Commander´s Palace, um dos melhores da cidade. De quebra você conhece o Garden District, onde ele fica localizado. Lá estão as mansões dos ricos e famosos, como os atores Sandra Bullock e Brad Pitt e a escritora Anne Rice. É muito legal pegar o bondinho e ir caminhar por esse bairro.

Dica 2: Se gosta de cozinhar o restaurante Langlois, fornece a refeição junto com uma aula para ensinar a preparar as iguarias das culinárias Creole e Cajun. Mas tem que reservar uma vaga antes.

Dica 3: Já falei que a comida em Nola é apimentada né? Se você gosta de pimenta, a dica é ir na ´Pepper Palace’ que fica num galpão enorme onde são vendidas pimentas de todo o mundo. E você pode degustar!

 

Festas New Orleans é uma festa! A mais conhecida certamente é o Mardi Gras, terça-feira gorda em francês, pois acontece na terça-feira de carnaval. A festa, como também acontece em alguns lugares do Brasil, começa já na semana anterior pelas ruas da cidade. As pessoas capricham nas fantasias e jogam colares coloridos das sacadas para as pessoas na rua, que em troca, tiram uma peça de roupa.

 

Dica: Outra atração imperdível é o tradicional New Orleans Jazz & Heritage Festival, que eu já falei aqui. Mas tem muito mais! Confira abaixo as festas que ocorrem mês a mês.


· Fevereiro (ou março): Mardi Gras

· Março: Festival Literário Tennessee Williams de New Orleans

· Abril: Festival do French Quarter

· Primavera: New Orleans Jazz & Heritage Festival

· Maio: Experiência de Vinho e Cozinha de New Orleans

· Julho: Festival de coquetéis “Tales of the Cocktail”

· Agosto: Festival “Satchmo Summerfest” em homenagem a Louis Armstrong

· Outubro: Halloween, Festival de Blues e Churrasco de Crescent City

 

Música

A história da cidade se confunde com a do jazz, que ganhou voz com Louis Armstrong, que é natural da New Orleans. Alguns dos melhores clubes do gênero no mundo ficam em Nola. Mas tanto o jazz quanto outros ritmos podem ser ouvidos na cidade, Ou tocados por músicos de rua que tocam por trocados, ou por artistas profissionais que tocam dos bares da famosa Bourbon Street e da Frenchmen Street.

Dica: A dica dos locais é o Preservation Hall, que fica no French Quartier e reúne o melhor do autêntico jazz de Nola há 40 anos. (já falei dele aqui).

 

Religiões e Credos

Nola é um sincretismo de religiões e credos. Isso permite contado com vários deles, desde a religião católica, trazida pelos franceses e espanhóis, passando pelo voodoo, influência africana e dos refugiados do Haiti, e até a crença em histórias de fantasmas e vampiros.


Uma das marcas do catolicismo é a Catedral de São Luís, situada na Jackson Square. É é a mais antiga catedral católica em atividade contínua do país e o Papa João Paulo II pregou nesta igreja..

Já a prática religiosa do voodoo fundiu-se ao próprio catolicismo. Por exemplo, os nomes africanos dados aos espíritos africanos foram substituídos por nomes de santos católicos relacionados a esferas de vida semelhantes.


Em New Orleans há uma atmosfera supersticiosa e cheia de lendas, passadas de geração a geração na cidade, algumas baseadas em tragédias reais. Com 42 cemitérios, cheia de casarões do século XIX e histórias de fantasmas que neles habitam, New Orleans ganhou a fama de “most haunted city in America” (cidade mais assombrada dos Estados Unidos). Tanto que isso serviu de inspiração para Anne Rice, moradora local e autora de “Entrevista com o Vampiro”, entre outros vários livros com histórias vampirescas e sobrenaturais, a maioria ambientadas em New Orleans, como o famoso “


Além disso, New Orleans é conhecida pelos seus funerais. Estranho né? Mas é que eles são diferentes. Rola tipo um cortejo com jazz tocado por um banda, parece até uma parada. A tradição combina fortes influências culturais européias e africanas. No passado colonial de Louisiana havia de bandas militares que eram chamadas para muitas ocasiões, incluindo tocando em cortejos fúnebres, isso foi combinado com práticas espirituais africanas e deu no que deu, criou-se o chamado “jazz funeral”


Dicas:

- Entrar em uma das lojas com artigos voodoo só pra dar uma espiada

- Visitar no cemitério para quem sabe se deparar com um “jazz funeral”,

- Fazer um "ghost tour", para conhecer as histórias dos fantasmas e vampiros de Nola.

Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page