A Cidade Mais Bela do Mundo
- Vanessa Muniz
- 4 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

O que dizer de Veneza, la Sereníssima... Eu li que não há nada sobre essa cidade que ainda não tenha sido dito. Então provavelmente tudo que eu escrever aqui vai parecer óbvio ou lugar comum, mas Veneza é realmente uma cidade especial. Pra mim mais ainda, pois é a terra da minha avó querida de quem sinto tanta saudade. Não tem como ir pra lá e não me lembrar dela, aliás não tem como não lembrar da minha família na Itália, mas isso é assunto pra outro post.
Pois bem, já estive três vezes em Veneza, em diferentes estações do ano, diferentes companhias e diferentes momentos de vida. A última vez que estive foi em novembro passado. Veneza é o lugar no mundo preferido da minha mãe, então fomos pra lá comemorar seu aniversário.
Estávamos em um barco indo do aeroporto, que fica no continente, até Veneza, e quando a avistei fiquei admirada com sua beleza como se fosse a primeira vez... Não há lugar igual como esse. Já seria única só pelo fato de ter sido toda construída em cima de várias ilhotas interligadas por pontes sobre canais espalhados por toda parte. Mas além de ser pitoresca, a verdade é que a danada é deslumbrante.
O charme de suas gôndolas, os majestosos Palazzos venezianos flutuando sobre o mar, suas ruazinhas cheias de histórias... A praça eleita a mais linda do mundo, a Piazza de San Marco, fica lá, eternamente vigiada e sob proteção de um leão alado, símbolo de Veneza.
Ir a Veneza é ser transportado no tempo. Parece que a qualquer momento a expedição de Marco Polo vai aportar por lá, ou Casanova vai passar por ali em uma gôndola beijando sua mais nova conquista, ou Tiziano vai aparecer na janela de seu ateliê.
Se Veneza vai afundar e desaparecer eu não sei, mas sei que não teremos mais venezianos. Há algum tempo que não nascem mais crianças em Veneza, os partos são todos feitos em Mestre, a cidade do continente. Minha avó virou um caso raro. Mas isso não impede que a cidade tenha vida. E alma. A da minha avó com certeza está lá.
Comments