top of page

Experiências imperdíveis em Veneza


Antes de tudo, aqui vai um conselho, evite ir a Veneza no verão. Veneza no verão não é Veneza. Você não vai conseguir nem apreciar a cidade, pois ela vai estar apinhada de turistas tirando selfies. Visite a cidade no outono ou inverno e terá a chance de conhecer Veneza como ela realmente é. Uma cidade italiana encantadora, com infinitas histórias e ruazinhas para explorar.


Isso posto, vamos a lista das 5 experiências que recomendo ter em Veneza.


1. Durma como um Veneziano

Vá para Veneza no inverno ou no outono quando a cidade é mais vazia e aproveite as promoções dos hotéis mais luxuosos. Se hospede em um hotel tipo Palazzo e durma em um quarto decorado ao estilo veneziano. Você se sentirá na época da Renascença. Eu fiz isso da última vez que fui, peguei uma super promoção no Baglioni Hotel Luna. Mas se não encontrar promoção e a grana estiver curta, há a opção de se hospedar em hotéis mais baratos e não tão luxuosos, e que também têm quartos decorados nesse estilo, um exemplo é o Hotel Lux.


2. Faça um passeio de gôndola

Nas minhas viagens gosto tanto de descobrir lugares que os locais frequentam, como gosto também de fazer coisas típicas de turistas e ir a atrações que são símbolos da cidade. Como, por exemplo, subir na Torre Eiffel, ver a troca de guarda da rainha da Inglaterra... E claro, não tem como ir a Veneza e não fazer um passeio de gôndola. Conheço várias pessoas que não fizeram por causa do preço ou até porque acham brega.

Quanto ao preço: é alto mesmo, mas você tem a alternativa de dividir a gôndola com outras pessoas e rachar o valor. E o passeio é uma delícia. Entrar nos canais minúsculos que passam pela cidade e ver Veneza por esse ângulo e ouvir as histórias sobre a cidade contadas pelos gondoleiros.

Quanto ao brega: se andar de gôndola em Veneza é brega, então sou brega. E digo isso sem o menor constrangimento.


3. Beba um café na Piazza de Marco

Acho uma delícia quando estou viajando, tirar um tempo para sentar e observar as pessoas que passam. A gente aprende muito sobre a identidade local. Um lugar charmoso para fazer isso em Veneza é a Piazza San Marco, e de quebra você faz isso escutando música ao vivo. Lá tem cafés e restaurantes onde você senta do lado de fora e pode ainda apreciar as músicas das orquestras que ali tocam. São tipo big bands e sempre tem duas ao menos, uma de um lado da praça e outra do outro. Para não conflitar, quando uma faz o intervalo a outra começa a tocar. Comer num desses lugares pode ser caro, mas beba ao menos um café e curta o momento. Vai ser difícil esquecê-lo.


4.Descubra os Baccaris

Baccaris são bares simples, tipo nossos botecos, onde os venezianos se encontram a noite para beber uma “ombra” (como é chamada a taça de vinho) e comer petiscos. Na maioria deles você fica em pé, existem mesas altas espalhadas caso queira apoiar os comes e bebes. Os baccaris são meio escondidinhos, por isso somente os locais conhecem. Mas se você andar (e se perder) pelas ruazinhas a noite com certeza vai dar de cara com algum.

Curiosidade: Bacarri é como eram chamados os camponeses que vinham a Veneza vender seu vinho e alguns aperitivos na Piazza San Marco. Como o sol quente estraga o vinho eles ficavam na sombra (“ombra”).


5. Beba um Bellini e coma um Carpaccio onde eles foram criados

Isso mesmo, o Bellini (drink feito com vinho espumante com sumo de pêssego) e o carpaccio foram criados em Veneza! E no mesmo lugar! Mais precisamente no Harry´s Bar. O lugar é minúsculo mas tem que ir. Ah! O molho do carpaccio é o mesmo da receita original que é feito com caldo de carne, maionese e mostarda.

Curiosidade: Giuseppe Cipriani, o pai do atual dono do Harry´s, ao servir uma Condessa que não podia comer qualquer tipo de grelhados, frituras ou cozidos; teve a ideia de cortar uma carne crua em fatias muito finas e colocar em cima o molho que usava para preparar as carnes. O prato fez sucesso e foi batizado de Carpaccio, em homenagem ao pintor Vitore Carpaccio, que usava muito vermelho nas suas pinturas.

Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page