top of page

My kind of town, Chicago is


Chicago, a terceira maior cidade dos EUA com três milhões de habitantes, fica no Estado de Illinois no extremo norte dos Estados Unidos às margens do lago Michigan e tem um clima severo, mas nem por isso deixa de ser um dos lugares mais dinâmicos do país. Devido ao clima e à localização muito ao norte, não costuma ser um destino turístico dos mais requisitados pelos brasileiros. A maioria das pessoas que eu conhecia que já tinham ido a Chicago, estiveram lá a trabalho ou deram uma parada por lá quando estavam rumo a algum outro destino. Mas todos, sem exceção, caíram de amores pela cidade. Aproveitei um feriado, o fato de uma amiga estar morando na cidade e a desculpa de querer ir a um show da Beyoncé, e fiz minha malinha pra passar 4 dias na “Windy City”. Acabei de chegar e agora vou mostrar alguns Highlights da minha trip aqui no blog.


Arquitetura

Bom, pra começar Chicago tem uma história superinteressante. Em 1871 foi devastada por um incêndio, e a cidade, que antes tinha traçado urbano tortuoso, renasceu, como uma Phoenix das cinzas, e se reconstruiu como metrópole planejada erguendo os primeiros arranha-céus. Chicago se orgulha de sua arquitetura (com razão), e admirá-la é uma de suas atrações turísticas. Tanto que existem inúmeros tours guiados, de barco pelo rio (eu fiz esse), ônibus e a pé, mostrando obras de diversas épocas e estilos. Você pode apreciar desde o Loop, uma estrutura férrea que já suportava o metrô de superfície nos anos 1880 (todo filme ou série que que se passa em Chicago mostra o Loop), até prédios projetados pelo famoso Frank Lloyd Wright.

A ousadia dos escritórios de engenharia e arquitetura fez com que o centro de Chicago se destacasse do restante da cidade. A Willis Tower, o prédio mais alto da cidade com 412 metros de altura e 112 andares, domina o perfil da cidade e foi por 25 anos o edifício mais alto do mundo. Vale a pena subir no seu topo para ver a vista e tirar uma foto no seu terraço com chão de vidro (caso não tenha vertigem). Outra vista deslumbrante fica no John Hancock Center, não tão alto, mas mais próximo da margem do lago.



Arte


Dizem que Chicago é um museu a céu aberto. A cidade tem em suas praças, parques e esquinas cerca de 6.000 esculturas, exibindo nas ruas obras de artistas renomados como Picasso, Chagall, Miró, Gaudí e outros. Sem dúvida, uma das esculturas mais emblemáticas é a Cloud Gate do artista plástico indo-britânico Anish Kapoor. Localizada no meio do Millenium Park, a escultura logo tornou-se um dos pontos mais famosos de Chicago. Apelidada de "The Bean" (O Feijão), por conta de seu formato, a Cloud Gate é feita de aço, e reflete de maneira brilhante e poética o belo skyline da cidade. Aberta ao público, ela permite um alto grau de interação e hoje é parte integrante da paisagem de Chicago e símbolo da cidade.

Além da arte exposta nas ruas, Chicago tem o Art Institute of Chicago, um dos melhores museus do mundo, aliás, segundo a última classificação da Trip Advisor em 2015, ele foi eleito “O” melhor museu do mundo. Se ele é o melhor do mundo eu não sei, mas uma coisa é fato, ele tem a melhor coleção de artistas impressionistas dos Estados Unidos e é motivo de orgulho para os habitantes dessa cidade. Além dos impressionistas, possui obras relacionadas ao Pós-Impressionismos, Modernismo, Renascimento e Arte Bizantina. Fundado em 1866, o museu abriga uma coleção de mais de 300.000 objetos, divididos entre o prédio principal em estilo neoclássico, e o prédio anexo, construído 116 anos depois, chamado de "Modern Wing" e que foi projetado por Renzo Piano, o maior arquiteto de museus da atualidade.


Blues


Chicago é uma cidade fantástica e cheia de vida. Quente no verão e gelada no inverno, a "Windy City" (apelido porque venta muito lá, não importa a estação) acolheu o Jazz, criou a House Music, mas seu compromisso musical é com o Blues (leia mais sobre o Blues aqui). Para apreciar a essência do gênero o Chicago Blues Festival, que acontece anualmente no mês de junho, é a melhor pedida.Há uma variedade de boas casas para ouvir obras clássicas de blues e jam sessions inspiradoras como a Kingston Mines, B.L.U.E.S., e a famosa Buddy Guy's Legends, onde a música é sempre das melhores (o dono é o próprio Buddy Guy, lenda viva do Blues e que ainda toca lá de vez em quando). Dizem que o sinal de uma experiência real de blues é quando você sente que o artista está cantando "para nós sobre nós" em vez de contar "a você sobre ele". É exatamente assim que você sentirá o blues de Chicago.


Museus


A quantidade de museus legais que Chicago possui é supreendente. Se você gostar de arte, o Art Institute of Chicago (que já citei aqui) é imperdível, e se você estiver com crianças, o Adler Planetarium e o Shedd Aquarium são ótimos. Agora, se você quiser ver museus em Chicago realmente diferenciados, vá ao Field Museum e o Museum of Science and Industry.


Ainda que o Field Museum seja um Museu de História Natural, existente em várias outras cidades do mundo, somente lá você encontra a Sue, o mais completo e bem preservado esqueleto de um Tyrannosaurus rex existente do mundo. Além da Sue, o Field possui uma ala inteira com dezenas de outros dinossauros antiquíssimos e super bem preservados, além de outras exposições muito interessantes. O museu foi aberto em 1896, mas já passou por diversas reformas que o deixaram mais moderno e mais interativo, o que fez com que eu gostasse mais dele do que o Museu de História Natural de Nova York.



Outro museu surpreendente é o Museum of Science and Industry, que dizem ser o maior museu de ciência do Ocidente. Não tem como não ficar de boca aberta ao ver o U-505, um submarino usado na 2ª Guerra, inteiro e completamente aberto para visitação. É de impressionar também o Science Storms, um laboratório com experiências que mostram como se formam tempestades, furacões e até avalanches. Para quem gosta de aviação o Boeing 727 pendurado no teto (e que você pode entrar e visitar), trens e espaçonaves lunares inteiras empolgam tanto quanto.


Resumindo: Chicago é uma cidade fantástica e que vale a visita.

Assim como canta Sinatra em “My Kind Of Town”, Chicago não decepciona, é meu tipo de cidade.

This is my kind of town, Chicago is My kind of town, Chicago is My kind of people too People who smile at you And each time I roam, Chicago is Calling me home, Chicago is Why I just brim like a cload It's my kind of town

One town that won't let you down It's my kind of town



DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page