top of page

A Chicago dos Gângsters




Além da arquitetura, do vento gelado e do blues, Chicago é também relacionada ao submundo do crime e da máfia que dominava a cidade nos anos 20, período da Lei Seca, quando viveu uma escalada de criminalidade e de violência, e tornou-se a cidade dos gângsters.


O mais famoso dos mafiosos que atuava na cidade é sem dúvida alguma Al Capone, que tinha o apelido de "Scarface" devido a uma cicatriz que tinha no rosto e cujo "negócio" de venda ilegal de bebidas, rendia 15 milhões de dólares (!!!) por ano. Todo mundo já ouviu falar dele, foi eternizado em filmes de Hollywood (com certo glamour) e finalmente preso em Alcatraz (na época a penitenciária mais segura dos EUA). O curioso é que, por falta de provas, não conseguiram pegá-lo por nenhum dos seus crimes mais graves, na verdade, ele foi condenado somente a 11 anos de prisão por sonegação de imposto (!!!). Mas não ficou muito tempo atrás das grades, em 1938 (6 anos após ser preso) o criminoso foi diagnosticado como portador de sífilis em estado avançado e foi solto após os médicos constatarem que, devido ao seu estado mental debilitado, ele já não oferecia perigo a sociedade. Morreu aos 48 anos dormindo. E livre!!!


Foi também em Chicago onde foi morto John Dillinger, o inimigo público “número um” da América. Em 1934 John, um ladrão de banco, tinha acabado de assistir um filme, ironicamente de gângsters (acredite se quiser) junto com sua namorada, no The Biograph Theatre. Agentes do FBI ficaram na espreita e quando John saiu, o mataram ali mesmo, em frente à entrada do cinema. The Biograph Theatre foi restaurado recentemente para filmagens do filme biográfico de John, chamado “Inimigos Públicos”, estrelado por Johnny Depp.



O agente Eliot Ness ficou famoso por sua perseguição implacável a esses gangsters em Chicago. Montou um time dedicado a isso chamado "Os Intocáveis". A história foi retratada em 1987 no cinema num filme, de Brian de Palma, também chamado de "Os Intocáveis". No filme, com atores de peso como Andy Garcia e Sean Connery, Eliot Ness foi vivido por Kevin Costner e Al Capone por Robert DeNiro.


A cena mais famosa do filme é aquela onde no meio de um tiroteio na Union Station, a maior estação de Chicago, um carrinho de bebê desce uma escadaria (muita gente não sabe mas a cena foi baseada no clássico de 1925, Encouraçado Potemkin).




Existem casos famosos, como o que ficou conhecido como “O Massacre de São Valentim”, pois ocorreu em 14 de fevereiro de 1929 (dia de São Valentim). Nesse dia, homens de Al Capone se disfarçaram como policiais e armaram uma cilada. Fingindo uma batida policial, algemaram e prenderam sete mafiosos irlandeses. Mas, diferente do que faria a polícia, não os levaram para uma delegacia. Os irlandeses, homens do mafioso Bugs Moran que era rival de Al Capone, foram mortos com tiros de metralhadoras em uma garagem não muito longe de onde foram pegos. Foi um verdadeiro massacre. O próprio Moran era para estar entre os perfilados, mas se atrasou para o encontro por causa de um acidente de trânsito que o deixou preso no tumulto. Quando finalmente estava perto da garagem, pensou que a polícia realmente estivesse dando uma batida e sumiu (isso que é sorte!).


Para os interessados nessas e outras histórias, existe o Gangster Tour. Guiado por especialistas no assunto, o tour é uma das melhores maneiras de conhecer detalhadamente sobre a vida dos gangsters de Chicago.

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page