Festival Varilux de Cinema Francês
- Vanessa Muniz
- 9 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Começou hoje o Festival Varilux de Cinema Francês. O Festival acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e outras 48 cidades do país, dura duas semanas (de 08 a 22 de junho) uma a mais de duração em relação à edição ado ano passado.
Eu adoro esse festival, pois ele traz para o Brasil filmes que normalmente não entrariam em cartaz no país ou entrarão em cartaz em pouquíssimas salas de cinema e muitos meses depois de seu lançamento da França. Para ter uma ideia o filme Os Intocáveis (Intouchables), que foi um super sucesso aqui no Brasil (se ainda não assistiu corra para assistir!), eu assisti no festival quase um ano antes de ser lançado aqui. Então, acho que é uma boa oportunidade para quem quer ver filmes diferentes que não são de Hollywood.
A programação conta com 15 filmes inéditos e um clássico, o longa Um Homem e uma Mulher (Un Homme et Une Femme), de Claude Lelouch, que foi lançado há 50 anos mas continua atual, pois trata de amor (e tem trilha sonora de Vinícius de Moraes).
Entre os inéditos o destaque é o premiado A Corte (L’Hermine), um drama jurídico, sucesso de crítica e público, com o ator francês de maior prestígio da atualidade Fabrice Luchini (veja o trailer abaixo).
Outros filmes do festival que valem a pena:
Meu Rei (Mon Roi): filme sobre relação entre um empresário egoísta (Vincent Cassel) e a mulher que abre mão de tudo em amor a ele, vivida por Emmanuelle Bercot. Que ganhou por esse papel o prêmio de melhor atriz em Cannes em 2015.
Um Amor à Altura (Un Homme à La Hauteur): Com o astro Jean Dujardin (que ganhou o Oscar de melhor ator por O Artista), esta comédia vendeu meio milhão de ingressos em duas semanas na França.
Abril e o Mundo Extraordinário (Avril et le Monde Truqué): Animação, baseada em uma HQ, ganhou o troféu Cristal de melhor filme no Festival de Annecy, uma espécie de Cannes para animadores. Marion Cotillard (ganhadora do Oscar de melhor atriz por Piaf) é uma das dubladoras.
Os Cowboys (Les Cowboys): um filme mais violento baseado no faroeste Rastros de Ódio, com John Wayne, mas é contemporâneo. Na trama, um pai de família sai em busca da filha desaparecida, levando seu filho como único aliado.
As exibições acontecem em várias salas de cinema, para saber quais e toda a programação no site oficial do Festival Varilux (clique aqui).
Comments