top of page

JR Fazendo Arte


O conceito de arte é algo bem subjetivo. No meu perfil aqui no blog escrevi que gosto de todo tipo de arte, e é verdade. Amo tanto os artistas impressionistas, por exemplo, quanto amo também arte moderna. Na minha opinião arte boa é aquela que de alguma forma de toca, desperta algo em você, alguma reação, um sentimento, uma reflexão. Positiva ou não.


Pra mim, quanto mais pessoas a arte atingir melhor. Adoro as manifestações públicas de arte e por isso hoje vou falar sobre um dos meus artistas preferidos atualmente, o francês que atende pelo pseudônimo de JR.


JR começou na adolescência com o grafite, depois, aos 17 anos, houve a primeira grande mudança em sua arte. Ele comprou uma máquina fotográfica e passou a aplicar fotocópias das fotografias que tirava em diversas paredes em ambientes externos de Paris. A partir deste momento, ele viajou toda a Europa levando sua arte para inúmeros locais diferentes. E daí em diante ele não parou.


De 2004 a 2006, JR levou às ruas, na ilegalidade, retratos em tamanho grande de jovens em diversos pontos de Paris. O nome desse projeto era “Portraits Of a Generation”, e prefeitura da cidade gostou tanto do que viu que passou a levar algumas das obras para grandes edifícios.

Em 2007, durante o projeto "Face 2 Face" JR organizou a maior exposição de fotografia ilegal já realizada, onde retratos enormes de israelenses e palestinos foram colados lado a lado em várias cidades palestinas e israelenses, nos dois lados dos muros que as separam.


Em 2008 reproduziu retratos de mulheres que lidam todos os dias com os efeitos da guerra, pobreza e opressão nos muros das periferias de Paris ou nas escadarias do Morro da Providência, no Rio de Janeiro. O nome dessa mostra, a céu aberto, já diz tudo: “Women are Heroes”.


Em 2009 estreou em NY a exposição chamada “Unframed”, onde usou intervenções fotográficas em Ellis Island, um dos principais pontos de entrada de imigrantes à Big Apple. O projeto continua, pois trata de imigração, assunto que tem gerado cada vez mais polêmica.


O assunto é tão atual que Madonna, outra amiga e admiradora de JR, postou em redes sociais, após os ataques à Paris em novembro de 2015, imagens de “Unframed” para demonstrar seu pesar.


O projeto continuou, e JR dirigiu em 2015 um curta metragem chamado "Ellis", cujo ator principal é, nada mais nada menos, que seu amigo Robert De Niro. O curta ainda conta com músicas originais de Pharell Willians e Hanz Zimmer.


Veja o trailer abaixo e assista o filme que está disponível de graça no iTunes.


Em 2011 JR venceu o prêmio TED Prize (Bill Clinton e Bono Vox já ganharam esse prêmio), e recebeu 100 mil dólares para financiar seu projeto artístico global, o “Inside Out”. Nele, pessoas comuns são retratadas, as fotos são impressas em adesivos gigantes e coladas nas cidades ao redor do mundo com o objetivo de dar visibilidade às histórias dessas pessoas e comunidades.


A palestra dele no TED de 2011 é fantástica e emocionante. Assista ao vídeo abaixo que não vai se arrepender.


JR é realmente um artista multifacetado, já foi até coreógrafo. Em 2014 ele criou, em colaboração com a New York City Ballet, o ballet "Les Bosquets". Convidou o dançarino de street dance Lil Buck (indicado por Madonna) para dançar com outros 41 bailarinos do NYCB . “Les Bosquets” foi inspirado no primeiro projeto de arte de JR, “Portraits of a Generation", e pelas revoltas dos jovens da periferia de Paris que aconteceram em 2005.


Eu tive a oportunidade, e a sorte, de assistí-lo em NY e amei. Pra quem não teve a mesma sorte, existe o consolo de assistir o curta metragem "Les Bosquets" sobre esse mesmo tema. Veja o teaser abaixo.


Mais recentemente ele fez uma série de fotos, intituladas "Selfie Portrait", onde personalidades, entre elas Marion Cotillard, George Lucas, Antonio Banderas, Robert De Niro e Sean Penn, interagem com seus auto retratos. E em junho desse ano ele fez a pirâmide do Louvre sumir! Cobriu a pirâmide em frente ao museu com uma foto e criou uma ilusão de ótica como se ela não existisse.

Para a Olimpíada Rio 2016, JR foi escolhido como artista residente do Comitê Olímpico Internacional, que patrocinou a vinda do projeto “Inside Out” para o Rio de Janeiro. As pessoas tiravam suas fotos em uma cabine que depois foram coladas no Boulevard Olímpico, no Maracanãzinho e na Vila Olímpica. Ele também fez três lindas instalações na cidade inspirado pelas Olimpíadas.


JR leva, democraticamente, sua arte às ruas, transformando e lançando novos olhares em meio as grandes cidades. Sou fã.




Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page