"Quando em Roma, faça como os romanos”
- Vanessa Muniz
- 11 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Você certamente já ouviu: "Quando em Roma, faça como os romanos”. Mas sabe a origem dessa expressão?
Segundo conta a história, quando Santo Agostinho chegou em Milão, para assumir seu papel como professor de retórica para a Corte Imperial, ele observou que segundo a Igreja de lá o dia de jejuar era sexta-feira. E não aos sábados, como o era em Roma.
Confuso, Santo Agostino consultou Santo Ambrosio, o mais sábio e mais velho bispo de Milão, que respondeu: "Quando estou em Roma eu jejuo no sábado, quando estou em Milão não. Siga o costume da Igreja do lugar onde você está".
Essa frase foi adaptada posteriormente para o que é hoje, e regularmente vem sendo usada por algum viajante tentando se ajustar aos costumes e cultura de algum lugar que está visitando.
Porque estou falando disso? Primeiro porque adoro saber a origem desse tipo de expressão. A outra razão é porque uma amiga querida, que por diversas vezes e diferentes motivos adiou sua viagem para a Itália, finalmente estará embarcando amanhã.
E não tenho dúvida que está indo no momento certo, no momento que tinha que ser, porque vai de lua de mel para cidade cujo nome é anacrônico de AMOR (ROMA).
Esse post é pra você querida! Boa viagem e… quando em Roma, faça como os romanos!
Comments