Rivalidade em Hollywood: Olivia de Havilland X Joan Fontaine
- Vanessa Muniz
- 27 de set. de 2016
- 2 min de leitura

A atriz Olivia de Havilland e sua irmã, a também atriz, Joan Fontaine foram o maior caso de rivalidade entre irmãs dos bastidores do cinema. Nascidas na Inglaterra com apenas 15 meses de diferença, ainda crianças foram morar na Califórnia, porque a mãe achava que o clima de lá faria bem à saúde frágil de Joan. Olivia sempre acreditava que a irmã fingia que estava doente e fazia de tudo para aparecer mais do que ela. Com isso, Joan sofria bullying de Olivia, que tentou até quebrar a clavícula da irmã mais nova. No colégio Olivia era editora de um jornal e publicou um falso testamento que dizia: “Eu deixo toda a minha beleza para a minha irmã, já que ela não tem nenhuma”.
As duas também competiam para ver quem deslanchava primeiro na carreira artística, e nessa disputa Olivia ganhou, pois logo começou a ter bons papéis no cinema. Até que, durante um jantar, Joan Fontaine comentou com David O. Selznick que estava lendo um romance muito bom chamado “Rebecca”. Por coincidência o produtor tinha acabado de comprar os direitos autorais desse livro e convidou-a para um teste para o papel principal. E Joan passou!

Alfred Hitchcock dirigiu “Rebecca” e a atriz foi indicada ao Oscar de melhor atriz, mas não ganhou. Depois estrelou “Suspeita” também de Alfred Hitchcock. Por esse filme ela foi indicada novamente para o Oscar e dessa vez competiu com a irmã Olivia de Havilland, que concorria por “A Porta de Ouro”. Hollywood entrou em polvorosa porque nunca antes na história do prêmio duas irmãs haviam concorrido na mesma categoria. E Joan venceu!
“Olhei para o outro lado da mesa, onde Olivia estava sentada. Todo o ódio que sentíamos uma pela outra desde crianças, os puxões de cabelo, as brigas selvagens, a vez em que ela tentou quebrar minha clavícula, todas essas imagens voltaram como num caleidoscópio” relata Joan Fontaine, em sua biografia, sobre como foi esse momento. A mágoa era tanta que Olivia foi cumprimentá-la nos bastidores e Joan ignorou-a.
Antes disso, as duas irmãs disputaram o papel de Scarlett O’Hara em “E o Vento Levou...” mas quem ganhou foi Vivien Leigh, então o diretor do filme chamou Joan para conversar sobre a personagem Melanie. Joan vestiu suas roupas mais chiques para comparecer a esse encontro tão importante, mas isso foi seu erro, pois o diretor não conseguiu associá-la com a personagem sem vaidade do roteiro. Diante da negativa, Joan lhe disse que, se buscava alguém sem glamour, então que procurasse a sua irmã. Ele procurou e Olivia acabou ganhando o papel mais notável de toda a sua carreira.
Olivia não ganhou o Oscar por “E o Vento Levou...”, mas ela ainda venceria duas vezes, mais que a irmã, que só venceu uma. Mesmo assim, Joan tinha certeza de que sempre foi invejada pela mais velha e declarou: “Eu casei primeiro, ganhei o Oscar antes de Olivia e, se eu morrer primeiro, ela sem dúvida vai ficar furiosa, porque eu terei sido a primeira.” E foi.
Commentaires