top of page

2 Dias em Cinque Terre

Em 2001, uma italiana me disse que um lugar que ela recomendava visitar na Itália era Cinque Terrre. Eu nunca tinha sequer ouvido falar desse lugar. No mesmo ano uma amiga que morava na Itália também falou maravilhas sobre essa região, disse que era um dos lugares mais bonitos de lá. Anos depois minha irmã foi conhecer o local e voltou encantada. Bom, depois de tantas recomendações, em 2013 fui finalmente conhecer Cinque Terre e posso dizer: é tudo verdade!

Como o próprio nome já diz, Cinque Terre á formada por cinco vilarejos, tombados pela UNESCO, encravados na costa da Ligúria. Região não tão badalada ou conhecida fora da Itália, como são Veneza, Roma, Firenze e outras cidades italianas famosas, ela não recebe tantos turistas estrangeiros como as outras. Ainda bem! Porque nem caberia tanta gente. Sem contar que parte do charme seria perdido. Ela também é uma região meio rústica, sem o luxo de uma Costa Amalfitana, por exemplo.

Entre um e outro vilarejo você pode ir de trem, barco ou a pé (por trilhas nas montanhas que separam os vilarejos). Decidimos nos hospedar em Monterosso al Mare, que é a cidade com mais infra para turistas, e de lá exploramos as outras quatro. Fomos pra lá de trem, partindo de Firenze e com uma parada em Piza. Chegamos final da tarde e ficamos curtindo um pouco Monterosso. Ela é a mais espalhada das cinco terras, e pôde ser construída assim porque, diferente das outras, tem uma larga praia de areia. Tem vários restaurantes charmosinhos e lojinhas em sua orla que vai da estação de trem até o centrinho.

Nessa primeira noite jantamos no Ristorante Miky, recomendo. Gostamos tanto que depois fomos nele novamente na nossa última noite. Comi na primeira noite um Risoto de Frutos de Mar maravilhoso e na outra um nhoque ao pesto (genovês!) que estava muito bom. Ficamos as três noites hospedados no Hotel Afficamare Anita, que não tem luxo (isso nem combina com Cinque Terre), mas é limpo, confortável, tem um preço justo e tinha acabado de ter sido reformado (se for pra lá peça para ficar na ala nova). Fomos dormir cedo porque teríamos somente dois dias para explorar as cinco terras e queríamos aproveitar bem os dias. E aproveitamos! Veja abaixo o que fizemos nesses 2 dias.

No primeiro dia resolvemos ir até Vernazza por uma trilha, ou melhor, meu amigo resolveu e eu fui obrigada a ir também, mas ainda bem que ele fez isso porque se dependesse de mim, que sou preguiçosa, iríamos de barco e perderíamos as vistas sensacionais que se tem de lá de cima. E a trilha não é tão difícil (até eu consegui!). Subindo a trilha você tem a vista de Monterosso, e quando já está lá em cima quase pegando a descida vem a linda vista de Vernazza. Confesso que não estava preparada para algo assim tão deslumbrante.

Chegando lá, exploramos o pequeno vilarejo com calma, o que não demora muito, pois é minúsculo, sentimos o clima do lugar e experimentamos um cone com frutos do mar (que pelo jeito é bem popular por lá). Depois voltamos de trem para Monterosso e pegamos uma praia a tarde. A ‘areia da praia na verdade é tipo uma micro pedrinha (dói um pouco o pé) e mesmo em agosto, alto verão no hemisfério norte, a água era fria. Mesmo assim, brasileiros que somos, resolvemos entrar. O calor estava infernal!​

No segundo dia pegamos um barco, que é um passeio bem lindo, e paramos em Riomaggione. Demos uma volta pela cidade e partimos para Manarola decididos a pegar uma trilha light pela chamada La Via Dell'Amore. Mas isso não foi possível, pois a trilha estava fechada devido a uma erosão que tinha ocorrido um ano antes (agora já está aberta). Então pegamos uma trilha beeem mais difícil (não recomendo) até Manarola, cidadezinha bem bacaninha e que estava bem agitada. Pra espantar o calor nadamos em uma piscina natural que tem por lá, almoçamos super bem, provamos um gelato (lógico!) e entramos nas lojinhas. Pausa aqui para falar de comida que é uma atração a parte na Itália. Comprei lá um macarrão típico da ligúria chamado trofie, que se come geralmente ao pesto, genovês é claro, que além de ser o melhor pesto do mundo é de Gênova, outra cidade da Ligúria pertinho dali (veja o mapa acima).

Depois pegamos o trem e fomos até a última das Cinque Terre, Corniglia, que fica no alto de uma montanha (depois do trem ainda tem que pegar um ônibus pra subir). Não demoramos muito por lá porque a vila é bem pequenininha. Corniglia não tem praia como as outras, mas a vista de lá é bem bonita. Voltamos no final do dia para jantar e dormir nossa última noite em Monterosso, pois dia seguinte cedo pegaríamos um trem para Genova.

Fomos embora bem satisfeitos e encantados com tudo o que vimos. Agora eu sou mais uma que recomenda aos outros conhecer as Cinque Terre.