top of page

4 Dias no Deserto do Atacama

No final de abril de 2015 passei quatro dias no Deserto do Atacama, e o que sempre digo para alguém que vai lá é: "Você vai voltar de lá se achando o melhor fotógrafo do mundo". E é verdade, é praticamente impossível alguma foto não ficar boa. Beleza por todo lado. Todos os dias são ensolarados com céu azul e o lugar abriga as mais diferentes paisagens. Cada paisagem é mais bonita que a outra. Tem neve, tem salar, tem lago, tem verde... Ficou difícil até para eu escolher as fotos para colocar aqui.​

Bom, vou contar aqui o que fiz nesses 4 dias e dar algumas dicas para você que pretende ir pra lá. E se você não pretende, talvez seja a hora de rever essa decisão. Vamos lá?

1º DIA – San Pedro de Atacama + Valle de la Luna e Valle de la Muerte

San Pedro de Atacama

Chegamos cedo em San Pedro de Atacama. Fomos tomar um banho, deixar as malas e descansar um pouco no nosso hotel e depois fomos explorar San Pedro de Atacama. A cidadezinha é minúscula mas tem seu charme. Tem uma rua principal de terra batida onde ficam a maioria das agências que vendem os passeios pela região (as expedições como eles dizem), e muitos bares e restaurantes e bares. Demos uma volta para reconhecimento, consultamos algumas agências onde fechamos as expedições e almoçamos.

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Depois do almoço partimos para nossa primeira expedição, Valle de la Luna e Valle de la Muerte. Os dois vales estão interligados e ficam ao lado de uma área maior denominada de Cordilheira de Sal, Suas paisagens áridas, dunas enormes e minas de sal irão impressionar até os mais céticos. Toda essa área da Cordilheira dos Andes, no passado já foi ocupada pelo mar. No caminho passamos pela formação rochosa conhecida como Três Marias porque lembra três mulheres rezando. Fizemos uma pequena trilha para admirar o Vale de la Luna de cima, tiramos foto na Pedra do Coiote e paramos nas encostas do Vale de la Muerte vale para aguardar o pôr-do-sol. Pudemos admirar o vulcão Lincancabur sob a luz do fim de tarde, brindamos a isso com vinhos e degustamos queijos. Depois voltamos para já conscientes de que se a viagem acabasse ali, já teria valido a pena.

2º DIA – Lagoas Altiplanicas + Salar do Atacama

Lagoas Altiplanicas

No nosso segundo dia saímos cedo rumo às Lagunas Altiplanicas, que fica a 115km de San Pedro. dentro da Reserva Nacional dos Flamingos. São duas lagoas, a Lagoa Miñiques e a Lagoa Miscanti. A paisagem que vimos nesse dia era totalmente diferente da do dia anterior. Mas igualmente bela. Água cristalina, cercada por vulcões e montanhas com seus picos cobertos pela neve , uma vegetação rasa.... E um silêncio, uma paz. Não vou nem tentar explicar tanta beleza, porque isso não se explica. É só ver as fotos.

Salar do Atacama

De lá seguimos para o Salar do Atacama, que fica a 2.300 metros altitude e aproximadamente a 55 quilômetros de San Pedro. É considerado o terceiro maior salar do mundo. E no deparamos com mais uma paisagem totalmente diferente. Uma imensidão de sal, em um lugar onde antes era mar. E se destacando na paisagens lindos flamingos cor de rosa.

3º DIA – Geysers del Tatio

Este é um passeio que deixamos para fazer no penúltimo dia porque já estaríamos mais aclimatados com a altitude . Saímos de madrugada de San Pedro, a 2.400 metros acima do nível do mar, rumo ao campo geotérmico de Tatio, a 4300 metros acima do nível do mar. De San Pedro até lá é mais ou menos uma hora e meia. É preciso chegar lá antes do sol nascer, pois é no amanhecer que o vapor dos geysers é mais intenso e ocorrem os jatos d'água fervendo. O guia já logo avisa onde podemos pisar pois é perigosíssimo se queimar. Ver a água jorrando dos geysers é fantástico. Ali mais diante tem uma piscina térmica e vestiários onde fosse pode roupa de banho e mergulhar. O frio estava intenso, então pulei essa parte. Mas algumas pessoas da expedição foram e disseram que a água estava uma delícia, o problema foi o frio na hora de sair da piscina.

Depois disso o guia arrumou uma mesa de café da manhã deliciosa com várias coisas para comer e beber. Tinha até panquecas com doce de leite (que ele fazia na hora!)! Depois de nos alimentarmos voltamos para San Pedro, mas com três pit stops. Primeiro paramos em uma aldeia super pequena e onde pudemos experimentar espetinho de lhama , não amei (talvez porque de lá eu pudesse ver os bichinhos vivinhos ali perto), mas o pastelzinho de queijo de cabra estava uma delícia. E na segunda parada o guia nos levou para ver alguns cactos gigantes. Impressionante o tamanho!

4º DIA – Salar de Tara + Tour Astronômico

Salar de Tara

No nosso quarto e último dia fomos a um passeio recomendadíssimo, o Salar de Tara. Por ser mais distante de San Pedro não são todas as agências que realizam o tour. Além disso, a expedição precisa ser feita num veículo 4X4. No caminho a primeira surpresa, paramos para fotografar um lago super cristalino que refletia como se fosse um espelho. Maravilhoso! A segunda parada foi na Reserva dos Flamingos para admirarmos incríveis formações rochosas que foram formadas por erupções vulcânicas. Um das mais famosas é uma chamada de Pedra do Índio, que é de uma altura impressionante e parece um índio mesmo.

A próxima parada foi no alto de um penhasco, onde podíamos ver ao longe um paredão de rochas. Um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Esse paredão de rochas cerca o salar, e são conhecidas como As Catedrais de Tara. Enfim, nos encaminhamos para o Salar de Tara propriamente dito. Lindíssimo esse lugar. Caminhamos um pouco para admirar a vista e tirar fotos, e quando voltamos o guia já tinha arrumado a mesa e estava servindo o almoço. Isso mesmo! Almoçamos vendo umas das paisagens mais lindas do mundo. Queria passar o dia ali sentada, só admirando. Mas infelizmente era hora de ir embora.

Tour Astronômico

Na última noite fizemos o tour Astronômico. Um conselho, marque seu tour astronômico para a 1ª noite. Como depende de condições climáticas pode ser cancelado. Se cancelarem o seu, você vai tentando até a última noite. Comigo foi assim, consegui ir na última noite. E não poderia ter uma despedida melhor.

O Atacama é considerado um dos melhores lugares do mundo para observação astronômica. É lá que fica o projeto ALMA, que é a sigla em inglês para Grande Conjunto de Radiotelescópios do Atacama, o mais ambicioso projeto de astronomia terrestre.

Essa é uma viagem que recomendo a todos que façam uma vez na vida. Fica aqui no Chile, pertinho da gente, é mais barato que ir para a Europa ou EUA, e não precisamos nem tirar férias pra isso, quatro dias inteiros já dão para fazer os principais passeios, podemos ir até em feriados prolongados. Além disso, não tem como não gostar de tanta beleza.

Abaixo, um filminho com um trechinho dessa viagem.