A história por trás da canção: "Hollaback Girl" de Gwen Stefani
- Vanessa Muniz
- 7 de out. de 2016
- 3 min de leitura

Courtney Love, polêmica e doidinha vocalista da banda grunge Hole, e viúva do lendário vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, em entrevista dada à revista adolescente americana Seventeen, declarou: “Ser famoso é como estar na escola. Mas eu não estou interessado em ser a líder de torcida. Eu não estou interessado em ser uma Gwen Stefani. Ela é a líder de torcida, e eu estou do lado de fora, no canto dos fumantes.” Esta declaração foi o estopim que daria origem à canção “Hollaback Girl”, uma resposta de Gwen Stefani, vocalista da banda No Doubt, à Courtney.
Isso aconteceu em 2004 e Gwen estava lançando o primeiro álbum de sua carreira solo. Ela já tinha quase acabado de gravar o disco, quando comentou com Pharrell Williams que achava que faltava uma “atitude song” (canção de atitude) no álbum. Foi quando lembrou da declaração de Courtney e compôs “Hollaback Girl”, junto de Pharrell Williams and Chad Hugo.
Repare na letra:
I heard that you were talking shit (Eu ouvi que você estava falando merda)
And you didn't think that I would hear it (E você não achou que eu ouviria)
People hear you talking like that (As pessoas escutam você falando desse jeito)
Getting everybody fired up (Deixando todo mundo irritado)
So I'm ready to attack, gonna lead the pack (Então, eu estou pronta para atacar, vou liderar a gangue)
Gonna get a touchdown, gonna take you out (Fiquem calados quem manda aqui sou eu)
That's right, put your pom-poms downs (É isso aí, coloque seus pom-poms no chão)
Getting everybody fired up (Deixando todo mundo irritado)
A few times I've been around that track (Algumas vezes eu passei por isso)
So it's not just gonna happen like that (Então, isso não vai acontecer de novo)
Because I ain't no hollaback girl (Porque eu não sou uma garota fácil)
Because I ain't no hollaback girl (Porque eu não sou uma garota fácil)
Além disso o vídeo mostrava garotas de torcida, uma alusão ao que Courtney falou sobre Gwen.
Pharrell ficou feliz com o resultado e comentou: “Na verdade, Gwen é como uma garota na escola que simplesmente tinha seu estilo próprio”.
Na época também Gwen disse em uma entrevista: “Sabe, alguém uma vez me chamou de líder de torcida, de forma negativa, e eu nunca fui uma líder de torcida. Então, eu estava, tipo, “OK, dane-se. Você quer que eu seja uma líder de torcida? Bem, eu vou ser uma então. Apenas me observe, eu vou conquistar o mundo inteiro”.”
E conquistou. Seu álbum de estreia foi um sucesso estrondoso e “Hollaback Girl”, liderou as paradas por várias semanas a foi a 1ª artista norte-americana a ser a número 1 na lista da Billboard Hot 100 .
Mas se você acha que Gwen pegou um pouco pesado é porque não sabe dos desdobramentos. Courtney Love em 2010 declarou que teve um caso com Gavin Rosdale, líder da banda Bush e então marido de Gwen: “A gente se divertiu muito… Ele era adorável". Segundo ela, o caso teria durado cerca de oito meses. “Todo mundo me enchia o saco porque Gavin soava como Kurt. Ele era um Adônis naquele tempo! Tornou-se muito bom na cama… algo aconteceu. Talvez Gwen tenha ensinado”, afirmou Courtney.
Depois disso o apresentador perguntou: “Você transava com ele enquanto Gavin estava com Gwen Stefani?”. E Love respondeu de forma direta: “Sim, e ela sabe. E algumas outras pessoas também. Eu e ele não nos pressionávamos, mas nos curtíamos bastante”.
Se isso é bem verdade não sabemos, mas em 2015 Gwen se separou de Gavin por causa de uma traição. Dele! E isso rendeu outra música. Mas isso fica para outro post.