top of page

Experiências imperdíveis em Milão


Milão é a cidade mais rica e sofisticada da Itália. Ali tudo é glamour. Assim como em São Paulo, não há muitas atrações turísticas na cidade, o que vale lá é viver algumas experiências. Então não vou chover no molhado e falar sobre as atrações de Milão, vou falar do que você tem que experimentar em Milão.


Isso posto, vamos a minha lista das 10 experiências imperdíveis em Milão.


1. Caminhar pelos seus telhados do Duomo de Milão

O Duomo de Milão não precisa de apresentação, ele é o cartão postal da cidade. A construção dessa catedral gótica começou em 1386 e durou 400 anos (!). Ela foi toda construída com um maravilhoso mármore branco-rosa. Seu interior, com 5 naves, também vale a visita. Lá você pode ver a cripta de São Carlos, a estátua de São Bartolomeu, a sala dos tesouros do Duomo e os lindos vitrais do século 14. Mas pra mim, o imperdível mesmo é subir nos telhados da catedral. Lá você pode admirar mais de perto os 135 pináculos e suas estátuas, numa galeria de esculturas a céu aberto. E se o dia ajudar com um céu límpido e um pouco de sol, não tem como não se apaixonar.


2. Passear na Galleria Vittório Emanuelle II

Ao lado da catedral fica a A Galleria Vittório Emanuelle II que é também conhecida como "Il Salotto di Milano", ou seja, a "Sala de Estar de Milão". E que sala de estar! Rica em detalhes do chão ao teto, começou a ser construída em 1865 e era um dos lugares preferidos dos burgueses milaneses no século XX, que passeavam por lá antes e depois dos espetáculos do Teatro Escala. A galeria é repleta de lojas de grife chiquérrimas, como a primeira loja da Prada aberta na Itália que ainda fica lá, restaurantes e bares históricos (e bem caros) e o incrível hotel Town House Galleria. Mesmo que você não vá comprar, comer ou se hospedar ali, isso não o impede de passear pelos seus corredores, que têm vitrais no teto e piso de mosaicos em mármore colorido. Lindíssima!


3. Dar uma voltinha na La Rinascente

Entrar nessa loja de departamentos, milanesa por excelência, vale a pena, mesmo que não esteja interessado em compras. Ela fica ali no centro, ao lado do Duomo. Grandes marcas dividem os espaços dos 7 andares e o subsolo vale uma voltinha pelo Design Market. Mas o que eu mais gosto mesmo é do último andar. Nele ficam o restaurante, com vista para o Duomo e onde comi um risoto maravilhoso, e o Food Market, onde comprei produtos que não são encontrados nem no Eataly.


4. Experimentar o verdadeiro Bife à Milanesa

Como o próprio nome diz, uma especialidade da cidade é a "cotoletta alla milanese", ou seja, bife à milanesa. Você pode até dizer que esse prato é super simples e não tem nada demais, eu sei disso, mas ir para Milão e não experimentar um bife à milanesa é um sacrilégio. Eu experimentei esse prato no tradicional restaurante Biffi, que fica dentro da Galleria Victorio Emanuelle. Foi bem carinho, mas tenho certeza que vai encontrar esse prato em restaurantes mais em conta espalhados pela cidade. Atrás da Galleria Victorio Emanuelle tem uma rua com várias opções mais baratas, mas tinham me recomendado o Biffi e só vi isso depois. Fica a dica.


5. Fazer um happy hour em Navigli

Caso não saiba, Milão é conhecida também como a cidade do happy hour. E um bom lugar para fazer isso é no bairro Navigli, que é o mais antigo de Milão. Seu nome é por causa dos dois canais construídos ali, nos anos de 1177 a 1257, para facilitar o transporte de mercadorias da cidade. Esse bairro é um dos pontos de encontro de Milão, onde pessoas de todas as idades, que gostam da mistura de boemia e alternativo, circulam às margens dos dois canais, entrando e saindo dos vários bares e restaurantes. É uma ótima opção para relaxar, fazendo um happy hour ao ar livre, no final do seu dia.


6. Assistir um espetáculo no Teatro Scala de Milão

Ver um espetáculo qualquer no Teatro Scala de Milão requer uma certa dose de organização mesmo para os que moram na cidade. Lembretes no celular, dedo no mouse na madrugada quando abrem as vendas no site, coisas desse tipo. É super concorrido, mas não é pra menos, esse ainda é o mais conceituado teatro de música lírica do mundo. Dizem que um tenor só chega no pico de sua carreira se já tiver se apresentado no Scala. Além disso, seu interior é glorioso, a sala é uma das coisas mais bonitas do mundo e seu grande lustre de Murano é uma atração a parte.


7. Visitar A Santa Ceia

A Basílica de Santa Maria delle Grazie, é uma das mais bonitas igrejas do período do Renascimento milanês. Construída entre 1466 e 1490, ela abriga uma das maiores e mais conhecidas obras de arte do mundo, o famoso afresco “O Cenacolo” de Leonardo da Vinci, também conhecido como a “ A Santa Ceia”. Sim, é um afresco, e não uma tela como muitos pensam, pintado a seco em têmpera e óleo pelo mestre do Renascimento. A entrada para visitação é controlada e feita em grupos de 25 pessoas a cada 15 minutos, por isso é imprescindível reservar seu ingresso online ou por telefone (pra isso consulte o site www.vivaticket.it). É imperdível!

8. Espiar os pátios internos dos prédios milaneses

Uma das atrações de Milão é andar pelas ruas admirando seus prédios. Além das fachadas serem uma mais linda que a outra (basta olhar pra cima e procurar os detalhes), há os pátios internos. Isso existe porque muitos dos prédios de Milão são construídos ao redor de uma pracinha, criando um pátio interno para os moradores, como um jardim ou praça comunitário. Acho um charme, a cara de Milão. Preste atenção quando você passar na frente de algum prédio que tenha aqueles portões enormes e lindos, talvez consiga ver o pátio lá dentro. Algumas lojas funcionam nesses prédios, então em alguns casos a entrada é liberada e você pode admirar melhor.

9. Experimentar o gelato da Gelateria Cioccolati Italiani

A Itália é famosa por fazer os melhores sorvetes do mundo, o gelato italiano. Sempre que vou pra lá faço questão de experimentar todos os gelatos possíveis de todas a gelaterias que aparecem na minha frente. Faço até ranking com os melhores. E posso afirmar que um dos melhores que já experimentei na vida foi em Milão, na Gelateria Cioccolati Italiani. Eu voltava todo dia (às vezes mais de uma vez ao dia) para experimentar um sabor diferente. Além de tudo a casquinha é recheada com calda de chocolate! Experimente quantos sabores puder! Não vai se arrepender.


10. Comprar (ou não) no Quadrilátero da Moda

Milão é conhecida como a capital da moda na Itália e dita tendências ao mundo inteiro. Todas as grifes famosas e tradicionais na alta costura têm lojas e head quarters na cidade. Para sentir esse clima que tal uma voltinha despretensiosa pelo quadrilátero da moda? Não precisa comprar, simplesmente se inspire com as vitrines das grifes mais badaladas do mundo. São quatro ruas cheias de glamour que juntas formam um quadrilátero onde circula muita gente linda, elegante, magra, sensual, alta, vaidosa e bronzeada. Invejaaaa!!!



Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page