top of page

Mensagem de Final de Ano: Mude! E marque.



Todo fim de ano é igual, temos a sensação que o tempo acelerou e o Natal chegou mais cedo que no ano anterior... Mas Isso tem uma explicação científica!


O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, você começará a perder a noção do tempo. Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.


Além disso, nosso cérebro também é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Você sabia que um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia? Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia, conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e “apagando” as experiências duplicadas.


Se você entendeu estes dois pontos, já compreendeu porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque o Natal chega cada vez mais rapidamente….Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir – as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -… enfim… as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.


Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: Mude e Marque!

Quando digo Mude e Marque é o seguinte: Mude, fazendo algo diferente e Marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.


Mude de paisagem, tire férias (para um lugar quente num ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas. Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia). Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.


Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-fora, festas de open-house, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites novos no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova (ou no meu caso, comece a cozinhar), experimente mudar seu estilo de roupas, não pinte a parede da mesma cor, faça diferente, beije diferente seu amor e viva com ele momentos diferentes. Vá a novos mercados, leia livros inusitados, busque experiências diferentes.


Conheça outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos. Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo. De quebra, você ainda exercita o cérebro porque quando vivemos uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo e é aí quando nos sentimos mais vivos!!!


Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Desejo um 2017 cheio de coisas diferentes para todos nós!


Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page