top of page

Assista o filme e compre o disco

Sou apaixonada por cinema e por música, e acho que a trilha sonora pode fazer toda a diferença em um filme, ela é parte integrante da mensagem que o filme quer nos passar. Meus queridinhos Quentin Tarantino e Martin Scorsese são alguns dos muitos diretores que capricham nesse sentido, e são mestres nisso.


Eu sou sempre muito atenta às músicas dos filmes que assisto, e se eu gosto saio do cinema e já vou correndo baixar o álbum com a trilha sonora inteira. Foi assim recentemente quando assisti "La La Land", mal assisti o filme e já tinha baixado todas as músicas.


Então, para inspirar vocês a fazerem o mesmo, segue aqui uma lista com filmes, que merecem ser assistidos, e com ótimas trilhas sonoras, que merecem ser ouvidas.


1- Pulp Fiction

Vamos começar com um dos melhores. Quentin Tarantino! As trilhas sonoras de seus filmes são um caso a parte, eu recomendaria todas mas tive que escolher. E a escolhida é Pulp Fiction, um dos meus filmes favoritos da vida. A trilha é repleta de surf music e rock, com doses de soul e funk. Nomes clássicos como Chuck Berry, Kool and the Gang, Dusty Springfield e Al Green fazem parte dessa trilha. Abaixo a cena de abertura que é icônica e já anuncia que a trilha será sensacional. O nome da música é "Misirlou" de Dick Dale, que é considerado o criador da surf music.

2- Wiplash

O nome desse filme de 2013 é o mesmo nome de uma música de Hanl Levy. O longa é dirigido por Damien Chazelle, mesmo diretor de "La La Land" e que pelo jeito deve amar música, e conta a história de um baterista, interpretado por Miles Teller, que sonha em fazer parte da orquestra de um dos seus ídolos na música. A trilha é formada basicamente por jazz (amo e já escrevi sobre isso aqui, aqui e aqui) e tem músicas já famosas e algumas originais, compostas especialmente para o filme. Abaixo a cena em que Miles, que aprendeu mesmo a tocar bateria para o filme, toca a música "Too Hip To Retire" de Tim Simonec.​

3- Duelo de Titãs

Adoro esse filme e a trilha sonora é fantástica. Muita música do final dos anos 60 com uma pegada de black music incluindo canções de nomes como Marvin Gaye, Tina Turner, Creedence e outros. As minhas preferidas são "Ain't No Mountain High Enough" cantada por Marvin Gaye e Tammi Terrel, e "Spirit In The Sky" do Norman Greenbaun. Essa última aliás faz parte da trilha de vários filmes, se não sabe qual é dá um play no video abaixo que talvez vá reconhecê-la.

4- Blue Jasmine

Woody Allen é outro diretor que também capricha na trilha de seus filmes. Geralmente ele sempre insere um pouco de jazz, uma vez que ele gosta tanto do ritmo que até tem uma banda de jazz, e que vira e mexe faz apresentações em Nova York. A trilha de Blue Jasmine tem muito blues como "Back O´Town Blues" com Louis Amstrong e "Speakeasy Blues " de Joe Oliver. Mas tem também outras ótimas com "Ipanema Breeze" e a maravilhosa "Blue Moon" que você pode ouvir no vídeo abaixo.


5- Beleza Roubada

Se ainda não assistiu esse filme, corre assistir, porque o longa dirigido pelo mestre Bernardo Bertolucci é muito bom. Tem nomes famosos como Jeremy Irons, Rachel Weiz e Liv Tyler no elenco, foi filmado na Toscana, a fotografia é linda e pra completar tem uma trilha maravilhosa e eclética. Faz parte dela músicas das divas do jazz Billie Holiday, com ("I'll Be Seeing You"), e Nina Simone ("My Baby Just Cares For Me"), o gênio da soul music Stevie Wonder ("Superstition") e de um dos papas do blues John Lee Hooker ("Annie Mae"). Só por essas canções já valeria a pena comprar esse álbum. Mas ainda tem os excelentes, e moderninhos, Portishead, Cocteau Twins, Liz Phair e outros. Não canso de ouvir este álbum. Abaixo vídeo de "Superstition" pra sentir o clima.

6- A Garota de Rosa Shocking

John Hughes, o rei dos filmes de adolescentes, também acertava nas trilhas. Ele fez com que minha 'Sessão da Tarde' fosse embalada por uma série de músicas memoráveis. Nunca esquecerei de Matthew Broderick cantando "Twist & Shout" dos Beatles em cima de um carro alegórico em “Curtindo a Vida Adoidado”, ou a cena final de “Clube dos Cinco” ao som de “Don´t You Forget About Me” do Simple Minds. ”. Ele fez com que minha 'Sessão da Tarde' fosse embalada por uma série de músicas memoráveis. E ele caprichou em “A Garota de Rosa Shocking”! A trilha, que conta com clássicos dos anos 80, reúne maravilhas do New Order, OMD, Smiths, INXS, Echo & The Bunnymen e outras mais. Aliás, a maioria dessas bandas criou a música especialmente para o filme. Veja abaixo o vídeo de "Shell Shock", que é a minha preferida do New Order.

7- Trainspotting

A cena de abertura de "Trainspotting", filme de Danny Boyle, já justifica um lugar de destaque. Você já sente que a música dita o clima do filme. Nela junkies, fogem da polícia pelas ruas de Edimburgo, ao som da batida incessante de “Lust for Life”, de Iggy Pop. A trilha traz clássicos como “Perfect Day” de Lou Reed e “Temptation” do New Order, junto de nomes como Blur, Brian Eno e Pulp. Depois desse filme a música “Born Slippy”, do Underworld, virou um clássico das pistas eletrônicas.


8- Jackie Brown

Não resisti e coloquei na lista outro de Quentin Tarantino. Muitos consideram esse filme um dos "menos bons" do diretor (não existe o pior, porque não existe nada ruim de Tarantino), porém na minha modesta opinião é o que tem uma das melhores trilhas sonoras. É bem provável que o CD desse filme tenha sido um dos mais tocados de todos os tempos no CD player do meu carro. Simplesmente adoro. Além do filme que é genial, as músicas, a maioria back music, são inspiradoras. Começa com a canção de abertura do filme, "Across 110th Street" Interpretada por Bobby Womack, que não sei o que acontece mas toda vez que ouço tenho vontade de chorar. Tem também a dançante "Street Life" de Randy Crawford, o ícone Johnny Cash cantando a country "Tennessee Stud", e a romântica "Didn't I (Blow Your Mind This Time)" do Delfonic. Até a protagonista do filme, Pam Grier, dá o ar da graça com "Long Time Woman". Esse CD valeu cada centavo!


9- Os Bons Companheiros

Um dos melhores filmes que já assisti na vida, do genial Martin Scorsese, e tem também das mais fantásticas das trilhas sonoras. Utilizando-se apenas de músicas que podiam ser escutadas na época da trama, Scorsese, que tem um gosto sensacional, constrói a alma das personagens. Se hoje os bandidos escutam rap e hip-hop nas festas, naquela época eles escutavam "The Boulevard Of Broken Dreams" do Tony Bennet e "Gimme Shelter" do The Rolling Stones.

10- Lado Bom da Vida

O Diretor David O Russel é assumidamente fã de Martin Scorsese, por quem é claramente influenciado. Até do ator preferido de Martin, Robert de Niro, ele se apossou. Isso definitivamente não é nada mal. E ele capricha nas trilhas sonoras também! Um exemplo disso é a trilha dessa história linda de amor das mais diversas formas e com as mais diversas pessoas. A trilha não tem nada muito pesado. Fazem parte a linda balada "My Cherie Amour" do Stevie Wonder, a sensacional "Always Alright" da Alabama Shakes, o jazz "Unsquare Dance" do The Dave Brubeck Quartet e "Girl From The North Country" com Bob Dylan & Johnny Cash. Precisa dizer mais?



DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page