top of page

Diretores de cinema com estilo: Wes Anderson

Vou começar aqui uma série de posts sobre o estilo de alguns diretores de cinema. Alguns deles têm muita personalidade e deixam sua marca registrada em qualquer filme que dirigem, fazendo assim que você logo reconheça quem é o maestro por trás das câmeras.


Bom, vou começar por um diretor cheio de estilo e que adoro, Wes Anderson. Para quem não conhece ele é um diretor de filmes indies, que acabou caindo nas graças do grande público depois do sucesso “O Grande Hotel Budapeste”. O diretor é conhecido por ter uma queda por personagens caricatos e grande apuro estético.


Algumas características de sua direção que você deve prestar atenção:


Travelling – Wes usa muito cenas com a câmera deslizando por trilhos na horizontal ou parada deslizando na vertical. Isso acaba dando a sensação de movimento e vitalidade à história. Veja as cenas abaixo.


Cenas Vistas de Cima - O diretor gosta de inserir cenas vistas de cima em seus filmes. Muitas vezes elas revelam bilhetes, páginas de livros e outros objetos importantes para a história. No vídeo abaixo estão reunidas diversas tomadas aéreas dos filmes do diretor. Dá uma olhada!


Simetria – Uma de suas marcas é a simetria que Anderson aplica em suas cenas. Quer a prova?

Dá uma olhada nas fotos e no vídeo abaixo.


Paleta de Cores – A paleta de cores utilizada em seus filmes é sempre bem variada e muito colorida. Em uma mesma cena, há cores mais vibrantes contrastando com algumas pálidas.

Temas Recorrentes - Anderson escolheu dirigir principalmente comédias de ritmo acelerado marcadas por elementos mais sérios ou melancólicos, com temas freqüentemente centrados no sofrimento, perda de inocência, improváveis amizades e, principalmente, famílias disfuncionais como no caso da família Tenenbaum (foto abaixo) do filme "Os Excêntricos Tenenbaums"


Personagens Caricatos - Como já mencionei, seus personagens são caricatos. Muitas vezes os adultos agem como crianças, enquanto as crianças acabam sendo muito maduras para a idade. E os diálogos são bem peculiares. Dá uma olhada na cena do vídeo abaixo.

Nostalgia - Seus filmes têm um clima de aventura infanto juvenil. Armas de brinquedo, barracas de acampamento, binóculos e walkie-talkies são uma constante nos filmes de Wes Anderson. Além disso, seja nos cenários ou nos figurinos, sempre existe um ar vintage. Seus filmes têm um tom de fábula e um "mise-en-scène" teatral. Ele também utiliza câmeras que deixam a imagem mais chapada e sem muita profundidade, o que faz o filme parecer mais um desenho.

Slow Motion - Wes Anderson fez das cenas em câmera lenta uma de suas marcas registradas. Geralmente elas são acompanhadas de ótimas trilhas sonoras. Aliás, seus filmes sempre têm uma trilha sonora primorosa com muito rock britânico dos anos 60. Veja no vídeo abaixo uma compilação de cenas em Slow Motion.

A Turminha do Wes - Wes Anderson gosta de trabalhar com os mesmos atores. Seus preferidos são Bill Murray (que participou de todos os seus filmes), Owen Wilson (com quem até já escreveu roteiros) e Jason Schwartzman (sobrinho de Francis Ford Copolla e esquisitão como Wes).

Esse desenho abaixo mostra os muitos dos personagens de Bill Murray em seus filmes.

Como deve ter percebido, Wes Anderson é um diretor bem autoral e como todo diretor autoral há pessoas que amam e outras que odeiam seu estilo. De qualquer maneira, seu estilo tem muita personalidade e é inconfundível. Eu gosto bastante desse estilo. Se você ainda não viu os filmes de Wes Anderson eu sugiro dar uma chance pra eles. Eu começaria com "O Grande Hotel Budapeste" e "Os Excêntricos Tenenbaums" (o meu preferido) e "Moonrise Kingdom". Se gostar deles então parta para os outros sem medo. Veja abaixo sua filmografia completa, inclusive com os curta-metragens (indico o curta "O Hotel Chevallier").


2016 Come Together: A Fashion Picture in Motion (curta-metragem)

2014 O Grande Hotel Budapeste

2013 Castello Cavalcanti (curta-metragem)

2013 Prada: Candy (curta-metragem)

2012 Cousin Ben Troop Screening with Jason Schwartzman (curta-metragem)

2012 Moonrise Kingdom: Animated Book Short (curta-metragem)

2012 Moonrise Kingdom

2009 O Fantástico Sr. Raposo

2007 Hotel Chevalier (curta-metragem)

2007 Viagem a Darjeeling

2006 American Express: My Life. My Card. (Video short)

2004 A Vida Marinha com Steve Zissou

2001 Os Excêntricos Tenenbaums

1998 Três é Demais

1996 Pura Adrenalina

1994 Bottle Rocket (curta-metragem)


DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page