top of page

A música clássica não pode acabar



Ontem fui a um concerto de música clássica na Sala São Paulo e, apesar de ter sido maravilhoso, saí de lá um pouco triste. Na verdade saí de lá lamentando o fato de que a maioria da plateia era formada por pessoas da terceira idade. Pensei comigo, será que daqui uns anos a Sala São Paulo estará cheia como ontem? Será que terão concertos como esse no Brasil? Porque a geração atual não se interessa por música clássica?

As duas primeiras perguntas eu só conseguiria responder se fosse vidente, mas resposta para a terceira me parece um pouco óbvia. Falta educação, falta incentivo, falta informação... E justo no Brasil, um país tão musical.


Bom, não vou me alongar sobre esses problemas pois esse texto acabaria sendo um pouco pesado. Mas resolvi escrevê-lo para mostrar um bom exemplo de como um povo, independente de que geração pode gostar de música clássica. E ela nem precisa ser sisuda e séria.


Todo o ano em Londres acontecem os Proms, mais conhecidos formalmente como o BBC Proms pois são apresentados pela rede BBC. O Proms é uma temporada de verão de oito semanas de concertos de música clássica orquestral diária, realizados anualmente predominantemente no Royal Albert Hall no centro de Londres. Os concertos são transmitidos pela BBC, tanto no rádio como na televisão. Há quem assista todos os concertos.


O Proms acontece desde 1895 e seu nome Prom é a simplificação de promenade concert, que originalmente se referia aos concertos ao ar livre, onde o público ficava livre para passear enquanto a orquestra tocava. Prom agora se refere ao uso de áreas dos salões (a arena e a galeria) em que o público fica de pé, e que têm preços mais baixos do que nas outras posições, o que faz ser possível ficar em pé na plateia central do Royal Albert Hall.

Para atrair os mais jovens, a programação conta com concertos temáticos, com um com as músicas de dos filmes da saga Star Wars e até da série de TV mais querida dos britânicos, Dr. Who (já falei dela nesse post AQUI).


O concerto da última noite, o chamado Last Night, é um pouco diferente dos outros e geralmente acontece no segundo sábado de setembro. O concerto tem tradicionalmente uma veia mais leve, com clássicos populares sendo seguido por uma série de peças patrióticas britânicas na segunda metade do concerto como “Pomp & Circumstance March No. 1" e "Rule, Britannia!" . Desde 2009, para a participação da audiência, foi incluída anualmente a música “You’ll Never Walk Alone”, que também é o hino extraoficial do Liverpool F.C. (já falei disso neste post AQUI).


O concerto da Last Night é transmitido pela BBC para todo o reino unido e em telões instalados nos maiores parques para quem não consegue ingressos para o Royal Albert Hall, mas quer sentir a vibração de um Prom. Os parques lotam de pessoas de todas as idades que agitam bandeiras do Reino Unido, aliás no Royal Albert Hall bandeiras também são bem vindas. O clima de descontração, quebra a formalidade de um concerto clássico conquistando todas as gerações. O Brasil poderia se inspirar com isso.

Para ter uma ideia de como é, assista no vídeo abaixo "Rule, Britannia!" na Last Night do BBC Prom de 2009. É emocionante!

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page