top of page

13 Curiosidades sobre a Islândia



Enquanto você lê esse post, eu estou bem longe, mais precisamente na Islândia. Vou contar tudo da viagem mas só pra ir aquecendo, aqui vão 13 curiosidades da Terra do Fogo e Gelo.


1- A água da torneira de lá é das mais puras e frescas do mundo, pode beber a vontade. Por ser tão pura, é possível cheirar e ver traços de enxofre. Mas, é certo que a água islandesa é completamente segura e muito refrescante.


2- “Thad reddast” é o lema dos islandeses que se traduz como “No final tudo dá certo”. Essa é a filosofia deles, não se preocupar com as situações da vida porque, ou seja, a atitude dos islandeses é um fatalismo cool.


3- O país é considerado o mais feminista no mundo por quase todas as métricas, é o país mais seguro e mais pacífico do mundo de acordo com o índice Global da Paz e é conhecido como o segundo país mais feliz do mundo.


4- Quase todos os seguidores religiosos islandeses são cristãos, e a grande maioria destes é luterana, mas apesar de cristãos, eles mantêm algumas crenças oriundas do paganismo nórdico como o fato de muitas pessoas acreditarem em elfos, duendes, trolls e afins. Isso mesmo que você leu, em pesquisas recentres, somente 20% dos islandeses descartam a existência desses seres fantásticos.


5- Na Islândia ainda é comum os pais deixarem seus bebês dormindo ao ar livre, mesmo em temperaturas baixas, o que tem sido uma tradição de gerações. Eles por exemplo entram para comer num restaurante e deixam o filho no carrinho dormindo do lado de fora.


6- Na capital, Reykjavík, existe um museu inteirinho dedicado ao pênis onde há desde membros de diversos mamíferos preservados até réplicas dos pênis dos jogadores da seleção nacional de handebol.


7- A Islândia sempre teve uma herança cultural rica e uma taxa de alfabetização enorme, e sua população possui uma grande paixão por tudo que é relacionado às artes. A ilha tem mais escritores, mais livros publicados e mais livros lidos per capita do que qualquer outro lugar do mundo. Na Islândia, uma em cada dez pessoas escreveu ou escreverá um livro.


8- A Islândia é um país musical, quase todo mundo na Islândia é músico. Existem músicos islandeses internacionalmente famosos como Björk., Sigur Rós e Of Monsters and Men e o cenário musical de Reykjavík continua a florescer, pois a maioria dos jovens islandeses toca em alguma banda. Acesse o icelandmusic.is para ter uma ideia da variedade musical islandesa.


9- O islandês é uma língua para poucos, Quando entrou em erupção, em 2010, o Eyjafjallajökull expeliu tanta fumaça que fechou o espaço aéreo de diversos países europeus. No rádio e na TV, poucos jornalistas se aventuraram a tentar pronunciar seu nome.


10- Mesmo o islandês sendo difícil, duas palavras desse idioma se internacionalizaram e ganharam versões até em português: gêiser e saga. O nome gêiser provém de Geysir, nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, "jorrar". Já “saga” é uma palavra islandesa que significa “algo dito, uma narrativa”. E tudo começou quando nas longas noites de inverno, para passar o tempo os islandeses contavam longas histórias que eram entrelaçadas e envolvendo várias gerações.


11- Por estar às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia tem dias longuíssimos no verão e noites intermináveis no inverno. Na ilha, em junho, o sol praticamente não se põe É o chamado sol da meia noite. Por isso, é normal as pessoas ficarem de óculos escuros o tempo todo.


12- Há uma lista oficial de nomes que os islandeses podem dar para seus filhos. Qualquer nova adição a essa lista precisa passar pelo Comitê Islandês de Nomes. Devido a uma superstição: o nome do bebê normalmente não é revelado até o batismo, que pode acontecer até vários meses após a criança nascer.


13- Os islandeses não possuem sobrenomes. Ao invés disso, eles utilizam o nome de seu pai e adicionam "son" para homens e "dóttir" para as mulheres. Por exemplo, se uma pessoa tem um pai de nome Jón, se o filho for homem, o último nome será Jónsson. Se for mulher, Jónsdóttir.

Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page