top of page

Além de Hollywood: Cinema Australiano

Mais 7 filmes para a sessão "Além de Hollywood"! Dessa vez vamos falar sobre o cinema australiano, tenho certeza que muitos você já ao menos ouviu falar.


Priscilla, a Rainha do Deserto (Priscilla)

O filme conta a história das drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) que são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). O filme foi um sucesso estrondoso e virou até musical da Broadway, aliás, por falar em música, a trilha sonora do filme é sensacional.

O Casamento de Muriel (Muriel's Wedding)

Essa história de passa em Porpoise Spit, na Austrália, local onde Muriel Heslop (Toni Collette) vive. Ela tem22 anos e nunca teve muitos amigos, já que as roupas que usa são fora de moda e, ainda por cima, vive ouvindo as canções do ABBA. Além disto, está acima do peso e nunca demonstrou muitos talentos. Mas sua vida muda ao conhecer Rhonda Epinstalk (Rachel Griffiths), que também é excluída do meio social, sonhando com uma vida livre, elas fogem para Sydney. Apesar das críticas de seu pai, Muriel acredita que possa enfim encontrar a felicidade e coloca como primeira meta se casar. Adoro o filme e sua trilha que é basicamente ABBA. A propósito, o sucesso internacional de O Casamento de Muriel fez com que as canções do ABBA voltassem à moda. Foi neste período que foi criado um show na Broadway com as canções, que posteriormente gerou Mamma Mia!. Toni Collette chegou a ser indicada para o Globo de Ouro de Melhor Atriz.


Candy (Candy)

Esse filme de 2006 conta a história de Candy (Abbie Cornish),uma jovem e talentosa pintora, e Dan (Heath Ledger), um promissor poeta. Eles se apaixonam assim que se conhecem, dividindo também a dependência por heroína. De início Candy e Dan sentem viver no paraíso, mas a falta de dinheiro faz com que eles retornem à realidade, fazendo até Candy se prostituir, com o consentimento de Dan, para arrumar dinheiro para comprar drogas. Para afirmar sua união eles decidem se casar, mas a dependência das drogas afeta cada vez mais sua felicidade. O longa-metragem é super interessante e conta com ótimas atuações de Heath Ledger e Abbie Cornish, o casal tem muita química e mostra bem a degradação dos viciados em droga. Assista!


Shine - Brilhante (Shine)

Outro filme australiano com boa música, nele um desconhecido chega em um bar em uma noite de muita chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. Assim, a dona do estabelecimento o leva para casa e neste momento é descortinado um flashback da vida do desconhecido, que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista. Shine foi baseado na vida do pianista David Helfgott e deu a Geoffrey Rush os Oscar de Melhor Ator, o primeiro dado a um ator australiano.

Ned Kelly (Ned Kelly)

Heath Ledger vive Ned Kelly, um bandido que, ao lado de seus dois irmãos e de dois amigos, liderou durante anos uma gangue que aterrorizou a Austrália. De 1878 a 1889 a gangue de Kelly realizou assaltos, sequestros e assassinatos, sendo caracterizada pelo uniforme que usavam: capacetes de ferro e uma placa de aço protegendo o peito. O elenco traz ainda Naomi Watts, outra australiana famosa.

Tracks (Tracks)

Filme baseado em uma história real, e que depois virou um livro. Em 1977, a jovem Robyn Davidson (Mia Wasikowska) embarca em uma caminhada de 2.700 quiilômetros, pelo deserto da Austrália, partindo de Alice Springs. Acompanhada pelo fotógrafo do National Geographic, Rick Smolan (Adam Driver), documentado toda a viagem, e por seu fiel cachorro mais quatro cavalos, ela pretende chegar até o Oceano Índico. Mia Wasikowska capta a personagem assustadoramente bem.

Vem Dançar Comigo (Strictly Ballroom)

O filme conta a história de Scott Hastings (Paul Mercurio) um ótimo dançarino e também um campeão da dança de salão. Porém, para total desagrado da comunidade da dança de salão na Austrália, Scott decide sair do convencional e criar seus próprios passo. Sem parceira, ele acaba aceitando Fran (Tara Morice) como seu par para disputar um importante torneio de dança. Ambos sabem que provavelmente não irão vencer, mas o mais importante é eles criarem novos passos. Filme despretensioso com, "pra variar", ótima trilha sonora. Aliás, o nome original do filme é Love is in The Air e é justamente a música de mesmo nome que embala o casal protagonista.



DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page