Robert De Niro: o melhor ator de todos os tempos
- Vanessa Muniz
- 30 de ago. de 2017
- 6 min de leitura

Meu ator preferido fez aniversário nesse mês. Robert De Niro completou 74 anos, e eu resolvi escrever esse post em homenagem à ele, que é considerado um dos melhores atores de todos os tempos. É verdade que muitos dizem que ele já era, pois de uns anos pra cá começou somente a aparecer em comédias bobinhas que não exigem muito esforço para interpretar. Na minha opinião, De Niro está querendo só se divertir e está pouco preocupado com a opinião dos outros, pois ele não precisa provar mais nada para ninguém. Bom, ele precisava de algo mais light mesmo, pois como ator do "método" os papéis intensos em que atuou exigiam um esforço e uma entrega muito grande dele.
E agora Robert tá relax, resolveu pintar, abriu um hotel em seu bairro Tribeca, organiza o Tribeca Film Festival e milita ativamente pelo Partido Democrata. Nas últimas eleições ele fez um vídeo polêmico em que dizia que queria dar um soco na cara de Trump. Achei o máximo a coragem dele em dizer isso, porque acho que era o que muitos estavam pensando.

Ah! E quem o criticou pelas comédias recentes dizendo que ele não sabia mais atuar, teve que ficar quieto depois de suas ótimas atuações em "O Lado Bom da Vida", papel pelo qual foi indicado ao Oscar, e o filme da HBO "O Mago das Mentiras" pelo qual está concorrendo ao Emmy, o "Oscar" da televisão. É De Niro provando que quando ele quer e quando tem um bom personagem em suas mãos ... não tem pra ninguém.
Bom, selecionei aqui 10 filmes com Robert De Niro em que ele dá um show de interpretação. Aproveite que está chegando o final de semana e assista (ou assista novamente) alguns desses filmes, vai ser difícil não concordar comigo.
Taxi Driver
Vamos começar por um dos seus personagens mais emblemáticos em um dos (muitos) filmes que foi dirigido por Martin Scorsese. Ele vive no filme Travis Bickle, um veterano de guerra que é motorista de taxi. Para se preassou um tempo em bases militares para estudar os trejeitos dos militares e tirou mesmo uma licença de taxista. Passou a trabalhar nas ruas de Nova York durante 12 horas por dia, para entender como era a rotina de um motorista de taxi. Sua dedicação lhe rendeu uma indicação ao Oscar e Travis Bickle virou um dos personagens mais conhecidos do cinema. Sua famosa fala, "Are you talkin' to me? (Está falando comigo?), se tornou uma das mais reproduzidas da história. E olha que ela nem estava no roteiro original, foi improviso do próprio ator. Gênio!
Touro Indomável
"Touro Indomável", outra parceria com Scorsese, filme premiado pela crítica americana como melhor filme da década de 80, narra a trajetória decadente de Jake LaMotta, campeão de peso médio do boxe que após abandonar o esporte se torna contador de piadas em casas noturnas. A atuação magistral de De Niro, que teve de engordar absurdamente para interpretar a segunda fase da vida de Jake La Motta, está entre as melhores de sua carreira. Ganhou por essa atuação o Oscar de Melhor Ator.
O Franco Atirador
"O Franco Atirador" filme possui uma atuação impecável de De Niro, que vive o operário Mike Vronsky, convocado junto com seus amigos Steve (John Savage) e Nick (Christopher Walken), para lutar no Vietnã. Para se preparar para o filme De Niro conviveu com operários (e ninguém reconheceu o ator!) e ele mesmo fez as cenas perigosas do filme como a queda no rio, uma cena que teve que ser rodada 15 vezes em dois dias. Cenas como a da roleta-russa ou a da visita de Mike a Steve no hospital estão entre os pontos altos da carreira do ator. Ele foi indicado ao Oscar por esse papel.
Era Uma Vez na América
Robert De Niro pode ter ganho o Oscar por seu retrato impecável do jovem Vito Corleone em "O Poderoso Chefão – Parte II" mas há quem diga que sua contribuição definitiva aos filmes de máfia é e sempre será "Era Uma Vez na América". Nessa obra-prima do italiano Sergio Leone (que, por sinal, recusou dirigir o primeiro Chefão pra poder se dedicar a este filme), o destaque absoluto é De Niro. Em um papel complexo do mafioso judeu Noodles, numa saga que acompanha a sua vida e a de seu amigo Max desde a infância até a velhice, no mundo do crime organizado. Grande ator, grande filme.
Tempo de Despertar
Como um paciente psiquiátrico que acorda depois de décadas em estado vegetativo, Robert De Niro faz seu trabalho mais comovente depois de "Touro Indomável". Como filme em si, "Tempo de Despertar" não tem a força das suas melhores parcerias com Scorsese, ou de outros filmes clássicos do astro, mas, em termos de atuação, continua um dos seus melhores trabalhos. Novamente foi indicado ao Oscar por sua atuação.
Os Bons Companheiros
Em "Os Bons Companheiros" Robert De Niro como sempre dá um show de atuação junto com Joe Pesci (já tinham trabalhado juntos em "Touro Indomável"). De Niro interpreta Jimmy, um gângster com uma fixação por roubo de caminhões, em mais um filme dirigido por Scorsese. O longa acompanha a ascensão, assim como a queda, de um trio de criminosos (do qual Jimmy faz parte) que começa a trabalhar para a família Lucchese. Aqui De Niro é coadjuvante mas quando está em cena as atenções são somente pra ele. Na minha opinião o melhor filme de máfia. Aliás, já fiz um post sobre filmes de máfia se ainda não leu clique aqui.
O Lado Bom da Vida
Hoje em dia, Robert De Niro parece estar mais tranquilo, dando vida a personagens mais light e que não exigem uma atuação tão intensa. Mas em "O Lado Bom da Vida", uma dramática comédia romântica com direção de David O. Russell, ele prova que quando quer ele dá show. Os atores Bradley Cooper e Jennifer Lawrence são os principais do filme. Robert De Niro faz um um dos papéis secundários, mas isso não o impediu de brilhar, pelo contrário. Rendeu mais uma indicação ao Oscar!
Cabo do Medo
"Cabo do Medo" é o 7º de oito filmes em que o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro trabalharam juntos. Nesse filme De Niro vive Max Cady, um psicopata que foi preso e condenado, cumpriu sua pena, e agora que está livre volta para se vingar de seu ex-advogado. De NIro pagou US$ 5 mil a um dentista antes do início das filmagens, para que ele deixasse seus dentes com um aspecto realmente ruim, que na sua opinião era o ideal para o personagem Max Cady. Após o término das filmagens, pagou mais US$ 20 mil para que o dentista deixasse seus dentes como estavam antes. Não sei se foi isso que ajudou, mas De Niro está realmente assustador nesse filme. E concorreu ao Oscar por isso.
O Mago das Mentiras
Outro filme recente que prova que quando quer De Niro dá show. Filme produzido pela HBO que conta a história de Bennie Madoff, o magnata que deu um dos maiores golpes da história de Wall Street. Robert De Niro vive o protagonista em uma atuação impecável e parece ter absorvido plenamente a essência de Madoff: alguém obcecado pelo controle, que ignorava o caos que traria para sua família e que parecia não dar a mínima para o tamanho do rombo que causaria na vida de milhares de pessoas. Está indicado ao Emmy de Melhor Ator por esse filme. Aposto que ganha!
O Poderoso Chefão - Parte II
Para encerrar o clássicos dos clássicos "O Poderoso Chefão - Parte II". Disputando de igual para igual com o primeiro "O Poderoso Chefão" como sendo o melhor filme de todos os tempos. Nesse filme Robert De Niro faz o papel de Vito Corleone jovem, quando ainda morava na Itália. Essa parte do filme é toda falada em italiano, o que não seria difícil pois De Niro, por causa de seu pai, já falava italiano. Mesmo assim, para ser perfeito ele resolveu viver durante um período na Sicília. O idioma falado por ele no filme não é italiano tradicional, trata-se de uma combinação de diferentes dialetos do sul da Itália. Resumo: ganhou o Oscar.
Por falar em O Poderoso Chefão, em 2017 Robert De Niro organizou um evento durante o Festival de Cinema de Tribeca para comemorar os anos de filme. O local foi decorado como a famosa biblioteca de Don Corleone, com direito a uma foto do personagem vivido por Marlon Brando na parede. O evento reuniu grande parte do elenco que relembrou histórias da produção da trilogia. Também foram exibidas as partes 1 e 2 da trilogia.
O evento pode ser assistido, na íntegra, no vídeo abaixo.
E tem notícia boa!
Foi anunciado no início de 2017 que a Netflix vai produzir o filme "The Irishman" que retoma a parceria de Martin Scorsese e Robert De Niro, esse é o nono filme da dupla. O elenco é estrelado, pois conta ainda com Al Palcino e Joe Pesci, que também já trabalharam muito com De Niro.
A trama conta a história real de Frank "O Irlandês" Sheeran, ex-líder sindical acusado de envolvimento com o crime organizado, além de diversos assassinatos. É isso aí, mais um filme de máfia realizado por quem faz isso de melhor. Alguém duvida que será o máximo?
Comments