top of page

Dicas básicas para quem vai a Fernando de Noronha



Eu já contei aqui no blog (se ainda não leu clique aqui), o porquê de eu amar tanto Fernando de Noronha. Ainda não conhece? Então vá logo porque eu realmente acho que todos têm que ir pra lá ao menos uma vez na vida. E para ajudar os marinheiros de primeira viagem listei aqui algumas dicas básicas. Programe-se!

Melhor época para ir

Os melhores meses do ano para ir a Noronha na minha opinião são Setembro e Outubro, quando já parou de chover, o mar está calminho e é ótimo para a prática de mergulho porque a visibilidade da água aumenta em cerca de 30% nessa época do ano. Se você é surfista e quiser pegar onda o ideal é ir entre Dezembro e Fevereiro. Se for da balada, a melhor época é passar o Reveillon em Noronha quando rolam várias festas, mas tenha em mente que a ilha é mais cheia, os preços mais salgados e o mar vai testar agitado. Maio e Junho são os meses com mais incidência de chuva.


Como chegar

Primeiro você tem que chegar da sua cidade até Natal ou Recife e de lá pegar um voo da Azul ou Gol que te leva a Fernando de Noronha. O tempo de voo dessas cidades até a ilha não dá nem uma hora.

#ficaadica: reserve assentos do lado esquerdo do avião onde a vista da chegada da ilha é mais bonita.


Quantos dias ficar

Pra mim o ideal seria uma semana (tipo, de sábado a sábado) mas como ficar em Noronha é caro nem sempre dá pra fazer isso. Então uns cinco dias acho que já dá pra sentir o clima da ilha.


Onde se hospedar

Tudo depende do seu bolso, mas tem muitas opções. Vou indicar as que conheço, ou porque já fiquei ou porque algum amigo já ficou e eu visitei.


Se quiser pagar baratinho e goste de ficar em hostel fique na Casa Swell Hostel. Se quiser pagar barato, mas nem tanto quanto no hostel, fique em alguma das pousadas domiciliares, como a Pousada Agulhão e a Pousada Suzimar.


Por um preço mediano recomendo a Pousada Estrela do Mar, onde já fiquei várias vezes e gosto bastante. Tem também a Pousada Simpatia da Ilha e a Pousada Mar Aberto. Pagando um pouco mais indico a Pousada Pedras Secas e a Pousada do Beco.


Se você não se importar em pagar caro aí tem a Pousada do Zé Maria (a mais famosa), Pousada da Morena (a que mais gosto) e a Maria Bonita (um dos donos é o Bruno Gagliasso). Lugares mais sofisticados, mas bem mais caros, tem a Teju-Açu (bem charmosa) e a Maravilha (um dos donos é o Luciano Huck).


O que fazer antes de chegar na ilha

  • Reserve um buggy, ou peça para a pousada mesmo alugar, ou reserve direto. SE reservar vocâ mesmo peça indicação para o pessoal pousada indicar um local com buggys novos (a maioria lá é velho e te deixa na mão). Indico a Locadora Morro do Farol.

  • Pague a Taxa de Preservação Ambiental pela internet antes de chegar lá, ela pode ser paga no aeroporto de Fernando de Noronha, mas a fila pode ser grande. A taxa hoje é R$ 68,74 por dia e pode ser paga acessando http://www.noronha.pe.gov.br/.


O que fazer logo ao chegar na ilha

  • Depois de se instalar na pousada é bom já dar uma passadinha no quiosque que fica perto do Flamboyant para comprar o ingresso (obrigatório para entrar em algumas praias, fazer passeio de barco, mergulhar, etc.) para visitar a área do parque nacional marinho. Custa hoje R$99,00 e é válido por 10 dias.

  • Se quiser fazer as trilhas, como Atalaia e Abreus, já reserve seu lugar (o nº de visitantes diários é restrito e depende da maré).

  • Se quiser mergulhar vá logo na Atlantis que fica no centrinho ao lado da igreja e é a melhor operadora de mergulho de lá na minha opinião. A Aguas Claras também é boa, fora essas duas meu conselho é não se aventurar com outras, mesmo que sejam mais baratas.

  • Se informe quais serão as palestras da semana no Projeto Tamar e programe-se para ir ao menos em uma que vale a pena (a dos golfinhos e do tubarão são muito legais).

O que não pode faltar na sua mala

  • Muitos biquínis, sungas, maiôs e afins , saídas de praia, óculos escuros e boné/chapéu.

  • Shorts ou bermudas, camisetas, vestidinhos, saídas de praia. Leve um pra cada dia porque as roupas lá sujam muito. Pra economizar no tamanho da mala os biquínis você lava no banho e repete e o look que usar a noite pode usar no dia seguinte por cima da roupa de banho. Um casaquinho leve pra noite sempre é bom ter just in case.

  • Chinelos, rasteirinhas e tênis (necessários para algumas trilhas mais difíceis).

  • Nadadeira, máscara e snorkel caso tenha, senão pode alugar lá mesmo.

  • Filtro solar para o corto e rosto, repelente (!!!) e hidratante.

  • Mochila/bolsa de praia e garrafinha d'agua.

  • Não esqueça a máquina fotográfica e se tiver uma a prova d'agua leve.

Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page