top of page

O que fazer em Fernando de Noronha

  • Foto do escritor: Vanessa Muniz
    Vanessa Muniz
  • 20 de nov. de 2017
  • 5 min de leitura


Depois das dicas básicas para quem vai pela primeira vez para Noronha (se ainda não leu clique aqui), segue dicas do que fazer lá.

Passeios

  • Ilhatour - talvez seja bom pra quem ainda não conhece, vai ficar pouco na ilha e não vai alugar buggy. Vai ter uma ideia geral na ilha, mas já aviso que vai ser meio corrido. O tour dura o dia todo. Eu pessoalmente acho melhor alugar um buggy e explorar a ilha com mais calma. Questão de gosto.

  • Passeio de barco - esse recomendo muito, porque você conhece a ilha vista do mar. Tem o passeio de manhã e a tarde, mas aconselho ir de manhã quando as chances de ver golfinhos são bem maiores (quase 100%). No final do passeio, pagando um extra, você pode optar por fazer o planasub onde você com snorkel se agarra a uma prancha enquanto um barco te puxa. Dica: melhor a mulherada ir de maiô no planasub porque de biquíni é arriscado perdê-lo.

  • Trilha do Atalaia - existe uma curta que chega em uma piscina e que é de graça e uma mais comprida (cerca de 5km) que você passa por 3 piscinas e é paga. Ambas têm que reservar com antecedência porque o número de pessoas por dia é limitado e só pode ir com guia.

  • Trilha de Abreus - trilha menos divulgada e que também leva a piscinas naturais de Abreus e a mirantes com lindas vistas. Fica entre a Baia do Sueste e a Praia da Atalaia e também tem que ir quando a maré esta baixa. Recomendo ir com tênis.

  • Outros passeios - Noronha tem várias praias, trilhas, mirantes e piscinas naturais. Então minha dica é: explore a ilha, peça dicas para o pessoal local que é sempre disposto a ajudar e aproveite o máximo que puder.

Mergulhos

Fernando de Noronha é um dos melhores lugares do Brasil para mergulhar, com uma fauna marinha bem diversa e boa visibilidade, então aproveite essa oportunidade.


  • Mergulho com cilindro - Se você for credenciado não preciso nem recomendar, porque certamente vai querer mergulhar. Mas caso não seja você pode fazer um batismo lá, o instrutor te dá as dicas básicas e desce junto com você. Indico a operadora Atlantis para fazer seus mergulhos. Ah! Prepare-se porque é bem caro mergulhar em Noronha, mas tem que ir.

  • Mergulho com snorkel - Em Noronha você pode mergulhar com snorkel e ver muita coisa, quase tanto como no mergulho. Lugares bons para mergulhar com snorkel: praia do Porto, praia do Sueste, Baía dos Porcos e nas piscinas do Atalaia.


Dica 1: fiz um mergulho com snorkel fantástico saindo da praia do Porto até a praia do Cachorro e até golfinhos passaram pela gente. Fui com um guia, aliás, em alguns mergulhos é legal ter um guia junto. O meu guia foi o Mauro, um paulistano gente boa que adotou Noronha e que eu recomendo. Chegando em Noronha é só ligar pra ele no telefone (81) 9637-0063.

Dica 2: a visibilidade das águas de Noronha em Setembro e Outubro aumenta em cerca de 30%.


Por do Sol

O por do sol em Noronha é uma atração a parte. Indico dois lugares legais para você viver essa experiência sem pagar nada: a Praia da Conceição (quanto mais perto do Bar do meio acho mais bonita vista) e Forte do Boldró. Se quiser beber e comer algo em algum bar enquanto admira esse espetáculo: Mergulhão e Bardo Meio.




Praias

As praias de Noronha são um capítulo a parte. Pra ter uma ideia duas delas sempre integram a lista das 10 mais bonitas do mundo. Vou listar aqui algumas delas, mas acho que você deve visitar todas, porque todas são lindas.



Praia do Sancho

Sem dúvida a minha favorita, eleita a mais bonita praia do mundo por diversos anos consecutivos, eu realmente me emociono quando chego lá. Sempre digo que se existir um paraíso ele é igual essa praia. Pra chegar nela você tem que fazer uma caminhadinha, descer duas escadinhas de ferro que ficam no vão de umas rochas e depois descer uma escada com várioooos degraus. Mas eu juro que compensa o esforço.


Cacimba do Padre

Se você é surfista vai adorar essa praia. Na época de ondas (dezembro até fevereiro) ela é o point da moçada que surfa, e de quem não surfa também. A praia fica cheia. Fora isso é bem linda também.



Baía dos Porcos

Outra na lista das mais bonitas do mundo. E realmente é. Pra chegar nela tem que entrar na praia da Cacimba do Padre à esquerda e subir numas rochas para atravessar até ela. Os morros Dois Irmãos vistos da Baía dos Porcos é fantástica e lá é bem legal de mergulhar com snorkel.


Praia do Sueste

Bem linda e ótima para mergulhar. Tem muita tartaruga e tubarão, mas não tem perigo, é só não querer tocar no bicho como alguns desavisados fazem.



Praia do Leão

Também acho essa praia uma das mais bonitas, mas ela é sempre brava e perigosa. Melhor nem entrar no mar. Vá conhecer, admirar e vista e lagartear no sol.


Praia do Porto

Praia com águas mais sossegadas e de fácil acesso, por isso é boa para ir com crianças. Tem até guardas-sol e cadeira para alugar agora. Boa também para fazer mergulho com snorkel. Lá tem um naufrágio e bastante vida marinha,


Praia da Conceição

Também é uma praia com águas mais calmas e de acesso fácil, talvez seja a mais extensa da ilha, tem uma vista linda do morro do pico e vale ficar ate o por do sol. Também tem certa infra pois numa ponta fica o Bar Duda Rei e na outra o Bar do Meio.

Praia do Cachorro

Uma praia pequena e pertinho do Centrinho de Noronha onde a grande atração é o Buraco do Galego, onde os rapazes gostam de saltar das pedras (cuidado!) e onde as mocinhas gostam de tirar foto para postar no Instagram.


A Noite em Noronha

Bom, Noronha (fora no Reveillon), não é muito famosa por agitos noturnos. Resume basicamente:

  • Palestras no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho: as palestras diárias no espaço TAMAR começam cedo, a partir das 20h30. Entre os temas estão golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, Atol das Rocas e o Parque Marinho de Noronha. Vale a pena ir principalmente nas do golfinhos e tubarões, mas chegue um pouco mais cedo porque são as mais concorridas.

  • Forró do Bar do Cachorro: o famoso e animado forró do Bar do Cachorro reúne todo mundo da ilha, locais e turistas, e não tem hora para acabar. Tem que ir!

  • Festival Gastronômico na Pousada do Zé Maria: acontece todas as quartas e sábados a noite e o evento é alegre, agitadinho, cheio de gente e tem até karaokê. Já escrevi sobre ele aqui no blog (se não leu clique aqui)

  • Luau no Bar Duda Rei: nas noites e lua cheia é comum acontecer luau na praia da Conceição organizado pelo Duda Rei. Algumas vezes um famoso dá pinta por lá (já fui num luau onde o Falcão do Rappa tocou). Informe-se!

  • Outras festinhas: faça amizade com os locais que eles vão te convidar.


Esse foi meu resuminho de Fernando de Noronha. Espero que seja útil pra você! No mais, aproveite muito esse paraíso!

Commentaires


DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page