top of page

Filmes Inspiram: a apoiar o empoderamento feminino

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher aqui vão alguns filmes com histórias, baseadas em fatos reais, de mulheres admiráveis para nos inspirarmos.

As Sufragistas (2015)

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Joana D'Arc (1999)

Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana (Milla Jovovich). Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Ainda jovem, a garota alega ter tido uma visão e ter sido instruída por Deus para liderar o exército francês na guerra e defender suas terras dos ingleses. Essa é a linda história de Joana d'Arc, a jovem que liderou as tropas francesas durante a guerra, e mais tarde virou santa e padroeira da França.

Joy (2015)

Joy (Jennifer Lawrence) é uma jovem brilhante, mas leva uma vida pessoal extremamente complicada. Ela é divorciada, tem dois filhos, seu ex-marido mora no porão de sua casa, enquanto sua mãe vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas. E seu pai, divorciado de sua mãe há 17 anos, também vive na mesma casa. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos. Jennifer Lawrence concorreu ao Oscar de melhor atriz pelo papel.


Terra Fria (2005)

Mãe solteira, Josey Aimes (Charlize Theron), é parte do grupo das primeiras mulheres a trabalharem em minas de ferro, em Minnesota. Os homens ficam ofendidos por terem que trabalhar com mulheres. Assim, trabalhadores das minas em Eveleth, submetem Josey a assédio sexual. Consternada com o fluxo constante de insultos, linguagem sexual explícita, e abuso físico, ela decide, apesar de ser advertida pela família e amigos, abrir uma histórica ação judicial contra assédio sexual. Charlize Theron concorreu ao Oscar de melhor atriz pelo papel.

Zuzu Angel (2006)

Nos anos negros da ditadura, Zuzu Angel (Patrícia Pillar) era uma estilista de sucesso que conquistava o mundo com o seu talento, até que seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) desapareceu nas mãos dos militares e foi torturado e morto. partir daquele momento, Zuzu passou a buscar informações sobre o filho e o direito de sepultá-lo, denunciando as arbitrariedades praticadas pela ditadura à imprensa e a órgãos internacionais.


A Dama de Ferro (2011)

Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas. Meryl Streep venceu o Oscar de melhor atriz pelo papel.

Elizabeth - A Era de Ouro

Há quase três décadas no comando da Inglaterra, a Rainha Elizabeth I (Cate Blanchet) enfrenta ameaças ao seu poder, impostas por governos estrangeiros e pelo seu próprio país. Simultaneamente, o Rei da Espanha Felipe II, apoiado pelo Vaticano, planeja destronar a rainha e restaurar o catolicismo na nação britânica. Elizabeth se prepara para entrar em guerra, ao mesmo tempo em que luta contra uma paixão inesperada. Cate Blanchet concorreu ao Oscar de melhor atriz pelo papel.

Olga (2004)

Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

Frida (2002)

Uma biografia da artista Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush). Mulher de personalidade fortes, canalizou para sua arte a dor de uma lesão incapacitante, suas convicções políticas e seu casamento tempestuoso. Salma Hayek concorreu ao Oscar de melhor atriz pelo papel.

Histórias Cruzadas (2011)

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. Viola Davis concorreu ao Oscar de melhor atriz pelo papel e Octavia Spencer venceu o Oascar como melhor atriz coadjuvante.

Um Sonho Possível (2009)

Michael Oher (Quinton Aaron), um adolescente afrodescendente sem teto, entrava e saía do sistema de ensino ano a ano. Uma noite de chuva, Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) e seu marido levam-no para sua casa. A família eventualmente torna-se representante legal de Michael, transformando tanto a sua vida quanto a deles. O tamanho de Michael e seu instinto protetor fazem dele uma estrela no campo de futebol e, com a ajuda de sua nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe seu potencial como estudante e jogador de futebol. Sandra Bullock venceu o Oscar de melhor atriz pelo papel.

​Estrelas Além do Tempo (2016)

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. Octavia Spencer concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel.

​Erin Brockovich (2000)

Erin Brockovich (Julia Roberts) é uma mulher que está passando por uma situação difícil. Após um acidente de carro do qual não teve culpa, Erin pede ao seu advogado Ed Masry (Albert Finney) para contratá-la para trabalhar em seu escritório de advocacia. Erin se depara com alguns registros médicos colocados em arquivos imobiliários e convence Ed a deixá-la investigar. Ela descobre que a água em uma comunidade local está causando doenças devastadoras entre os seus residentes. Julia Roberts venceu o Oscar de melhor atriz pelo papel.

Posts Relacionados

Ver tudo

DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

bottom of page