Fazendo Arte nas ruas de Nova York
- Vanessa Muniz
- 11 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Nessa minha última viagem a Nova York eu resolvi que iria apreciar algumas das obras de arte que ficam espalhadas pelas ruas da cidade. Aqui algumas delas.

Houston Bowery Wall
Esse muro enorme localizado no cruzamento das ruas Houston e Bowery, é uma iniciativa para que artistas convidados exponham sua arte de rua. Ou seja, de tempos em tempos uma obra de um novo artista. Os Gêmeos, JR e Keith Haring já foram alguns deles.
O artista da vez é o britânico Banksy, cuja a identidade é um segredo, pois faz suas pinturas anonimamente na calada da noite .O tema da obra é a prisão da turca Zehra Dogan, sentenciada à três anos de prisão por ter pintado uma aquarela que retrata a cidade uma cidade da Turquia, que foi atacada pelas forças armadas do país.

The Last Three
Essa escultura, dos artistas Gillie e Marc Schattner, fica na Astor Place e foi inspirada pelos três últimos rinocerontes brancos do mundo. A obra é um protesto contra o comércio de chifres de rinoceronte e também um apelo à preservação dos animais selvagens. A ironia é que infelizmente, no dia 19 de março, morreu Sudão, o último rinoceronte branco. Agora essa espécie desapareceu definitivamente do planeta. É comovente.

Sunset, Sunrise (Revolution)
Essa é uma instalação temporária que está no Pier A do Battery Park. É uma escultura interativa criada pelos artistas Dharmesh Patel e Autumn Ewait e é composta por mais de 20 painéis de alumínio com cristais embutidos. Quando bate o sol nesses painéis eles criam um efeito de luz que parece um prisma. Muito lindo!

High Line Art
High Line Art é um programa que licencia e patrocina projetos de arte para o High Line Park. Ao longo do parque, existem vários murais feitos por artistas de rua famosos, esculturas e intervenções artísticas. Uma experiência bacana porque já que só de caminhar por esse parque já vale o passeio. Com arte então!

Charging Bull
Essa escultura, que está localizadas na região de Wall Street e é chamada de Charging Bull, é um enorme búfalo em posição de ataque, que representa o agressivo mercado financeiro de Wall Street, também chamado de "Bull Market". A obra é de Arturo Modica e está lá desde 1989. Ela é super famosa e dizem que passar a mão no chifre do búfalo traz dinheiro, então sempre está cheia de turistas fazendo isso e tirando fotos.
Fearless Girl
Essa escultura de uma garotinha destemida fica de frente para a Charching Bull propositadamente, pois está enfrentando o enorme búfalo, foi criada pela escultora Kristen Visbal e faz parte de uma campanha de diversidade de gênero. A escultura é uma representação das mulheres enfrentando o Mercado Financeiro que é predominantemente dominado por homens. Ela foi instalada no dia 8 de Março de 2017, no Dia Internacional da Mulher, e era para ser removida no final daquele mês, mas o sucesso foi tanto que ela inda está lá. Já falei dela nesse post aqui.